cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Roteiristas voltam a negociar com estúdios

    Por Da Redação
    25/01/2008

    Nesta semana, os líderes do Writers Gild of Amnerica - sindicato que reúne os roteiristas de Hollywood - voltarão a se encontrar com os representantes dos estúdios para entrarem num acordo. Esta é a primeira vez que eles o fazem desde 7 de dezembro.

    Na última quarta-feira (23), o WGA e o Alliance of Motion Picture and Television Producers (grupo que reúne os estúdios de cinema e TV nos EUA) entraram em "discussões informais" em relação à paralisação. No começo do ano, os diretores conseguiram um acordo. Em carta aberta aos seus membros, o WGA afirma que o objetivo dessas reuniões seria "concluir as negociações rapidamente".

    Agora que os roteiristas retomaram contato com os estúdios, os avanços nas negociações podem ocorrer, simbolizando o fim da greve que assola Hollywood desde novembro do ano passado. Principalmente quando se pensa nos prejuízos que a paralisação dos roteiristas norte-americanos tem ocasionado à indústria cinematográfica e televisiva: de acordo com a Variety, calcula-se um valor em torno dos US$ 3 bilhões em três meses de greve. Além disso, o condado de Los Angeles já aponta prejuízos de US% 1,5 bilhão somente à região, cuja economia é movida principalmente pela indústria cinematográfica. Aponta-se uma recessão econômica que chega a nível nacional.

    A principal reivindicação dos roteiristas é uma distribuição justa dos lucros com as vendas de DVDs e downloads da Internet. A última paralisação que fizeram, em 1988, durou cinco meses.