cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Russos restringem filmes de Hollywood

    Por Da Redação
    23/07/2002

    Para tentar conter a crise na indústria cinematográfica russa, o governo anunciou a adoção do sistema de quotas, que deve ser aplicado aos filmes vindos de outros países, especialmente os produzidos na meca do cinema, Hollywood. Desde que o regime socialista terminou, o cinema local vive um período de ostracismo, produzindo cerca de 30 filmes por ano, contra 150 realizados durante a época da extinta União Soviética. O sistema de quotas já existe na Coréia do Sul e funciona muito bem por lá, onde foi possível estimular a produção nacional e competir com os filmes hollywoodianos.

    O presidente da Mosfilm, Karen Shakhnazarov, afirmou que é um absurdo a facilidade com que os filmes norte-americanos ingressam no país, sem uma política que os obrigue a investir na construção de novos cinemas, por exemplo. Ele ressaltou também o fato de a Rússia não possuir profissionais de qualidade na área, desde os operadores de câmera até diretores.

    Apesar das dificuldades encontradas, como o alto preço dos ingressos, em detrimento do baixo padrão de vida vivido pelos russos, os produtores e membros do governo esperam fomentar a produção cinematográfica e as idas ao cinema de 7% para 25% até 2006.