cineclick-logo
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • Fale Conosco|Política de Privacidade
    © 2010-2020 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Saiba tudo (mesmo) sobre o Batman

    É um dos principais heróis da cultura pop e tem longa história no cinema e televisão
    Por Daniel Reininger
    11/01/2021 - Atualizado há 15 dias

    Batman é um dos personagens mais famosos da cultura pop, um dos principais heróis da DC Comics e possui uma longa história no cinema e na televisão. Criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Embora tenha ganhado diversas adaptações, nem todo mundo sabe a trajetória do Cavaleiro das Trevas, além de sua história e versões do cinema e TV.

    Para você saber tudo que precisa sobre o personagem, criamos esse perfil para te ajudar. Agora você vai entender perfeitamente quem é esse herói, como surgiu e sua evolução. 

    Origem

    Primóridos do personagem Batman nas HQsReprodução

    O personagem nasceu em 1939, sob encomenda da DC Comics, após o sucesso de Superman, o primeiro super-herói da história dos quadrinhos. Bob Kane criou o visual e a ideia original de um super-herói sem poderes, um detetive que trabalharia nas sombras. Ele se inspirou em um esboço de Leonardo Da Vinci e em heróis como Zorro e O Sombra, além do filme The Bat

    Já o roteirista Bill Finger foi tão decisivo na formação de diversos pontos do mito do herói, que muitos o consideram como cocriador. Ele deu o formato definitivo do personagem ao longo da década seguinte, definindo seu caráter, o estilo das histórias e personagens, assim como vilões e locais clássicos do universo. 

    Ainda na década de 1940, criou-se a cidade fictícia de Gotham City, para ambientar as histórias do personagem e se permitir uma maior liberdade criativa, além de refletir o clima sombrio de suas histórias.

    Com histórias em quadrinhos publicadas sem parar desde maio de 1939, Batman já teve aventuras criadas e desenhadas por muitos artistas. Entre eles destacam-se Bill Finger, Bob Kane, Jerry Robinson, Dick Sprang, Sheldon Moldoff, Neal Adams, Dennis O'Neil, Marshall Rogers, Doug Moench, Frank Miller, Jim Aparo, Alan Grant, Norm Breyfogle, Chuck Dixon, Graham Nolan, Jim Lee, Grant Morrison, Frank Quitely , Alan Moore, Tom King, Scott Snyder, Greg Capullo, James Tynion IV e Steve Englehart. Cada um trouxe algo novo ao personagem.

    Evolução

    Sombrias no início, as histórias do Homem Morcego eram bem diferentes do que conhecemos hoje, com poucos elementos atuais. Ainda nos primórdios, tudo foi reformulado para que as tramas fossem mais leves e passaram a incluir o personagem Robin, primeiro parceiro de um super-herói de quadrinhos. Ele era uma criança alegre, criada, para quebrar o clima sombrio criado até então. 

    Ainda na chamada Era de Ouro dos Quadrinhos, Kane, Finger, auxiliados pelo arte-finalista Jerry Robinson, criaram uma galeria de vilões formada por personagens sem superpoderes, marcados pela loucura, como Coringa, Mulher-Gato, Pinguim, Duas-Caras, Charada, Espantalho, Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Hugo Strange.

    Nos Anos 80, DC Comics decidiu que iria submeter seus personagens e suas histórias à Continuidade Cronológica, ou seja, reorganizaria seu mundo. Com a série A Crise nas Infinitas Terras, o Batman teve todas as suas múltiplas versões anteriores abandonadas. 

    A partir de então, os roteiristas teriam plena liberdade para reescrever as características e origens dos personagens e de seu universo. Com isso, foram produzidas algumas das melhores HQs de todos os tempos, como o clássico Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita por Frank Miller, e A Piada Mortal, de Alan Moore.

    A Década de 1980 acabou tornando os roteiros mais violentos e adultos, apresentando em quantidade e qualidade cada vez maior, violência e mortes de personagens. Nessa época, a DC Comics decidiu dar aos leitores a oportunidade de escolher se queriam que o parceiro do Batman continuasse vivo ou se ele seria morto. Através de votação por telefone, foi escolhida a morte de Jason Todd, o Robin.

    Ainda nessa década, comemorando os 50 anos da criação do herói em 1989, foi lançado nos cinemas o longa metragem Batman, O Filme, o qual alcançou grande sucesso principalmente graças à atuação memorável de Jack Nicholson como o Coringa.

    A partir da Década de 1990, os personagens de quadrinhos americanos passaram por mudanças drásticas, devido à uma queda nas vendas. As HQs da época sofriam também com a visão de que seus personagens e histórias eram, na prática, uma eterna repetição das mesmas tramas.

    Na Década de 2010, a DC Comics faz um novo reboot, chamada Os Novos 52, com os mesmos objetivos de Crise nas Infinitas Terras, quais sejam, atualizar personagens e atrair leitores. Assim Batman teve sua origem e história novamente reescrita.

    Continua após o anúncio

    A história de Bruce Wayne, o Batman

    Cena de Batman: Cavaleiro das TrevasDivulgação

    Através dos anos, a origem do homem morcego sofreu muitas mudanças, mas aspectos como a morte de seus pais por criminosos e a sua busca por justiça se mantiveram constantes em todas as versões. 

    O mesmo vale para seu alter ego: Bruce Wayne. Ele é um bilionário, playboy, empresário e filantropo que optou por combater o crime em Gotham City após o assassinato de seus pais, Thomas e Martha Wayne.

    Como acontece com Batman, a personalidade de Bruce Wayne variou muito conforme o passar do tempo. As histórias mais novas o representam como uma pessoa reclusa que despreza as comodidades trazidas por sua fortuna, enquanto finge ser um playboy despreocupado, para não atrair atenção para si. Wayne guarda seu segredo muito bem e apenas poucas pessoas conhecem sua identidade.

    Bruce criou o Batman para causar medo no submundo de Gotham e defender os inocentes. O uniforme e a maneira como age possuem o objetivo de intimidar seus adversários. Batman é frio, determinado e implacável, além de grande investigador.

    Habilidades

    Batman é um humano comum, mas que treinou por anos até chegar á perfeição, capaz de aprimorar as suas habilidades a níveis nunca antes vistos. Entre suas capacidades, estão:

    • Habilidoso em todas as formas de combate corpo a corpo ou com arma
    • Considerado o maior detetive do mundo
    • Mestre em fugas e disfarces
    • Conhecedor de explosivos
    • É inventor e cientista
    • Acrobata
    • Piloto habilidoso
    • Especialista em furtividade
    • Especialista em invasão
    • Mestre no uso de diversas armas brancas e de projéteis
    • Especialista em interrogatórios

    Armas

    O Homem-morcego não seria o mesmo sem o seu cinto de utilidades, o qual contém ampla gama de dispositivos. Assim como sua personalidade e história, o conteúdo do cinto varia muito entre as versões, mas existem alguns elementos comuns:

    • Lasers
    • Cápsulas de gás
    • Batrangs afiados
    • Bombas de gás
    • Bat-corda

    Além disso, a capa do Batman o ajuda a planar e a armadura o protege contra projéteis e em lutas corpo a corpo.

    Histórias essencias do Batman nas HQs

    Se você quer conhecer mais o personagem, precisa ler essas histórias sem falta:
     

    • Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller e Klaus Janson

    Bruce Wayne está aposentado de sua carreira como justiceiro há dez anos, mas é obrigado a voltar à ação quando o caos se abate sobre Gotham City. Com participações de Sup

     

    • Batman: ano zero, de Scott Snyder, Greg Capullo, Rafael Albuquerque

    O roteirista Scott Snyder decidiu abordar os primeiros passos de Bruce Wayne como vigilante.

     

    • Batman: Ano Um, de Frank Miller e David Mazzucchelli

    Frank Miller apresenta Batman em seu primeiro ano como vigilante. O herói descobre o quão corrupta e violenta pode ser sua cidade e inicia uma amizade com um grande aliado, o tenente James Gordon.

     

    • Batman: A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland

    O Coringa, o mais perigoso inimigo de Batman, lança um ataque violento contra o Comissário Gordon e sua filha, Bárbara. Agora, Batman deverá enfrentar um parque de diversões cheio de armadilhas para salvar Gordon.

     

    • Batman: O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb e Tim Sale

    Ainda em início de carreira, Batman enfrenta um assassino em série que tem como alvo alguns dos nomes mais importantes de Gotham.

     

    • Batman: Silêncio, de Jeph Loeb e Jim Lee

    O ataque de um novo e misterioso vilão a Gotham leva Bruce Wayne a uma de suas maiores aventuras e a uma exploração de seu passado.  

     

    • Batman: O Que Aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?, de Neil Gaiman e Andy Kubert

    Batman morreu! A partir dessa tragédia, o roteirista Neil Gaiman (Sandman) analisa o mito e a figura do Homem-Morcego em diversas situações e cenários.  

     

    • Batman: Morte em Família, de Jim Starlin e Jim Aparo

    Batman e o segundo Robin, Jason Todd, enfrentam o Coringa em uma aventura ao redor do mundo.  

     

    • Batman: O Messias, de Jim Starlin e Berni Wrightson

    O Diácono Blackfire, um homem misterioso, chega a Gotham e logo atrai uma legião de asseclas que o veem como um enviado divino. Logo a cidade está sob seu comando e nem Batman pode enfrentá-lo.

     

    • Batman: Terra Um, de Geoff Johns e Gary Frank

    Em uma realidade paralela, Batman luta pela justiça em uma Gotham na qual até o detetive James Gordon é culpado de corrupção e o Pinguim é o prefeito da cidade. 

    Continua após o anúncio

    Nas telas

    Cena de Batman: O Cavaleiro das TrevasDivulgação

    Batman foi o primeiro super-herói da Era de Ouro dos quadrinhos a ganhar um live-action. Na década de 1940, dois cine-seriados foram lançados sobre o Morcego: O Batman (1943), com Lewis Wilson no papel principal, e Batman & Robin, com Robert Lowery no papel do herói.

    O primeiro filme, de 1943 foi usado como propaganda de guerra e mostrava Batman como um agente do FBI lutando contra um inimigo japonês (rival dos EUA na Segunda Guerra). Já o segundo filme, de 1949, foi mais fiel aos quadrinhos.

    Em 1966, foi produzido o telefilme Batman, O Homem Morcego, que deu origem à série de TV estrelada por Adam West. Por muito tempo, essa foi a única versão do herói no audiovisual.

    A partir de 1989, diversos filmes do personagem foram feitos. Tim Burton dirigiu os aclamados Batman (1989) e Batman: o Retorno (1992), com Michael Keaton como herói. O cineasta Joel Schumacher deu continuidade a série dirigindo: Batman Eternamente (1995), com Val Kilmer, e depois Batman & Robin (1997), com George Clooney como o Morcego.

    A trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan começou com Batman Begins (2005) e teve Christian Bale no papel principal. Cavaleiro das Trevas (2008) contou com a memorável interpretação de Heath Ledger como do Coringa, que lhe rendeu o Oscar póstumo de melhor ator-coadjuvante. Esse ainda é considerado um dos melhores longas do gênero.

    Em 2016, a DC deu início ao seu Universo cinematográfico estendido a fim de competir com os filmes da Marvel. Ben Affleck foi escolhido para viver Batman em Batman vs Superman: Origem da Justiça (2016), mas ele largou o papel depois do fracaso de Liga da Justiça

    Uma nova produção solo do Batman, chamada temporariamente de The Batman, chega em 2022 e tem direção de Matt Reeves e Robert Pattinson como novo protagonista.

    Versões do cinema e TV

    Lewis Wilson

    A primeira adaptação do personagem foi aos cinemas em 1943 como uma série de 15 episódios. Na trama, como Batman como um agente do governo dos EUA que tenta destruir os planos do agente japonês Dr. Daka, que opera em Gotham City na Segunda Guerra Mundial. Apesar de bem antiga, inicou a era de adaptações do herói.

     

    Robert Lowery

    A série ganhou sequência do sucesso em 1949, com diferentes atores. Robert Lowery viveu o Homem-Morcego e Johnny Duncan interpretou Robin. A trama mostrava a dupla contra o Wizard, um vilão mascarado que contava com um dispositivo elétrico que controlava carros. 

     

    Adam West

    O grande Adam West traz uma versão inocente e controversa. Porém ajudou a consolidar a imagem do Batman na cultura pop. Bem humorado, a trama acompanha Batman e Robin em sua luta por justiça em uma Gotham corrupta, mas seu tom de comédia e vilões espalhafatosos e heróis fora do padrão, fazem da série dos anos 60 uma maravilhosa sátira.

     

    Michael Keaton

    Michael Keaton marcou época como Batman no filme de 1989. Sua atuação é lembrada até hoje e definiu o padrão para o papel. No filme de Tim Burton, Bruce Wayne luta contra a criminalidade na sombria Gotham City, mas as coisas se complicam quando enfrenta o Coringa (Jack Nicholson) e se apaixona por uma bela mulher, a fotógrafa Vicki Vale (Kim Basinger). 

     

    Val Kilmer

    Val Kilmer funcionou como Bruce Wayne em Batman Eternamente, mas como Batman deixou a desejar. Na trama, os vilões Charada (Jim Carrey) e Duas-Caras (Tommy Lee Jones) unem-se para desmascarar o Homem-Morcego, que se encanta pela psicóloga Chase Meridian (Nicole Kidman). Além disso, ele conhece Dick Grayson (Chris O'Donnell), que se transforma em Robin.

     

    George Clooney

    George Clooney marcou mais pelo uniforme do que pela atuação. Egocêntrico, não empolgou como Batman. Na trama de Batman & Robin, os heróis vividos por George Clooney e Chris O'Donnell têm de enfrentar dois novos inimigos. Dr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) é um cientista maluco que quer "congelar" Gotham City, enquanto Hera (Uma Thurman) quer exterminar todos os seres humanos para que as plantas dominem o planeta. Para combater os inimigos, a dupla dinâmica recebe a ajuda de Batgirl (Alicia Silverstone).

     

    Christian Bale

    Christian Bale levou mais seriedade ao papel a partir de Batman Begins. Os filmes com o ator chegaram muito perto do clima das HQs. Na trilogia de Christopher Nolan, Bruce Wayne se torna Batman, livra a cidade do crime, enfrenta Coringa, cai em desgraça e finalmente se sacrifica para salvar a cidade de um plano terrível de Bane e da filha de Ra's Al Ghul.

     

    Ben Affleck

    Ben Affleck funcionou muito bem como o Homem-Morcego. Mais velho, deu um ar diferente ao personagem. Na trama de Batman Vs Superman: A Origem Da Justiça, Bruce acredita que o Superman é uma ameaça à humanidade e decide agir contra o ser de outro planeta após a destruição que ele causou em Metrópolis. A verdade é que ambos são manipulados por Lex Luthor, que deixa a situação ainda mais tensa entre os heróis.

     

    Robert Pattinson

    Ainda não sabemos bem como será a versão vivida pelo ator Robert Pattinson, que estrela como Homem-Morcego em The Batman. Entretanto, sabemos que o foco será sua habilidade como detetive, algo pouco explorado no audiovisual, embora seja uma de suas principais características.

     

    Os Batmans

    Linha do tempo

    Confira a cronologia editorial e audiovisual de Batman:

    Continua após o anúncio
    • Batman é criado
    • Gotham City é criada
    • Principais elementos e vilões de Batman são criados
    • Histórias se tornam mais infantilizadas
    • Série de TV com Adam West é lançada
    • Lançamento da animação Super Amigos
    • DC reorganiza suas histórias com Crise das Infinitas Terras
    • Histórias se tornam mais adultas
      Obras como Cavaleiro das Trevas e Píada Mortal são lançadas
    • Lançamento do filme Batman, com Michael Keaton
    • Lançamento de Batman: The Animated Series
    • Lançamento do filme Batman: O Retorno, com Michael Keaton
    • Lançamento do filme Batman Eternamente, com Val Kilmer
    • Lançamento do filme Batman e Robin, com , com George Clooney
    • Lançamento do filme Batman Begins, com Christian Bale
    • Lançamento do filme Batman: Cavaleiro das Trevas, com Christian Bale
    • Reboot da DC Comics com Os Novos 52
      Batman recebe uma nova história de origem
    • Lançamento do filme Batman: Cavaleiro das Trevas Ressurge, com Christian Bale
    • Lançamento do filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, com Ben Affleck
    • Lançamento do filme Liga da Justiça, com Ben Affleck
    • Lançamento do filme The Batman, com Robert Pattinson

    Novo filme

    The Batman será o primeiro filme solo do personagem desde a conclusão da aclamada trilogia de Christopher Nolan e está programado para chegar aos cinemas em 2022. Robert Pattinson assume o papel do Homem-Morcego

    Podemos esperar um longa bem diferente do que vimos até agora, já que mostrará os primeiros anos de Bruce Wayne como vigilante e suas habilidades como investigador.

    O diretor Matt Reeves (Planeta dos Macacos: A Guerra) comentou sobre esse aspecto pouco explorado no cinema: "É um filme sob o ponto de vista dele, um mistério noir. Espero que seja uma história empolgante, mas emocional", contou. "Os quadrinhos tem uma história de explorar o Batman como 'o maior detetive do mundo', e não vemos muito isso nos filmes. Quero que meu Batman seja o primeiro a levar o público nesta jornada de investigação dos criminosos".

    E aí ansiosos? Vejam o trailer:

    Trailer de The Batman