Saiba tudo sobre Jaspion, que voltou à TV e terá filme brasileiro

A série voltou a ser uma febre

13/04/2020 18h00 (Atualizado em 26/04/2020 12h20)

Por Daniel Reininger

O Fantástico Jaspion, ao lado de Esquadrão Relâmpago Changeman e Jiraiya, o Incrível Ninja, voltou à TV para amenizar os efeitos da quarentena por conta do Coronavírus. E a série voltou a ser uma febre. Mas você lembra bem dela?

Bem, Jaspion chegou ao Brasil em 1988 pela Rede Manchete e foi o responsável pelo renascimento das séries japonesas que já eram exibidas desde a década de 60. A trama começa no planeta Edin, quando um profeta encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial. O garoto é adotado e recebe o nome de Jaspion e é treinado para lutar contra o mal.

Vale lembrar que, em 2018, a Sato Company, distribuidora nacional da série, anunciou a produção de Jaspion - o Filme, que mostrará uma versão brasileira do clássico herói em uma nova história. O Cineclick fala de tudo isso abaixo:

Origem

Jaspion é a quarta série do gênero Metal Hero, sobre heróis com armaduras metálicas que combatem inimigos das mais diversas origens. Ela foi ao ar pela primeira vez no Japão em 15 de março de 1985.

Antes da clássica série, a TV japonesa exibiu a trilogia dos Uchuu Keiji, conhecidos como Policiais do Espaço, Gyaban, Sharivan e Shaider.  Ao fim da última delas, o produtor Susumu Yoshikawa e o roteirista Shozô Uehara, ambos da japonesa Toei Company, começaram a desenvolver a próxima série do horário da manhã da TV japonesa Asahi e, após diversas ideias descartadas, criaram Juspion que é a junção das palavras "Justice" e "Champion" (justiça e campeão em inglês).

O personagem é desscrito como órfão que recebe do profeta espacial Edin a missão de combater o vilão Sathan Ghost e o Império Fog ao lado de Anri, filha de Edin e especialista em computadores.

Antes da estreia, os roteiristas transformaram Anri numa androide e adicionaram a alienígena Miya à equipe, além de incluir Boomerman, um detetive da Terra que procura os responsáveis pela morte do irmão.

Para finalizar, Sathan Ghost ganhou um visual similar ao de Darth Vader de Star Wars, por sugestão da empresa Bandai, que produziria os brinquedos da série. Assim nasceu Jaspion. E chegada da série ao Brasil foi bem curiosa também.

jaspion



A Chegada ao Brasil

Nos anos 80, existia a locadora Everest, localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo. Conhecida por trazer fitas de filmes, programas da TV e séries japonesas, seu fundador, Toshi, percebeu o sucesso dos heróis japoneses e entrou em contato com a Toei Company para ser o distribuidor oficial dessas séries no país. Ele logo trouxe Jaspion e Changeman pelo custo de US$ 300 mil cada. A dublagem foi feita pela extinta Alamo e ambas logo foram parar em VHS por todo o Brasil.

Na TV, o caminho foi mais longo. As emissoras não se interessaram por considerar que a febre dos heróis japoneses tinha passado com Ultraman, mas Beto Carreiro gostou do programa e recomendou à Rede Manchete e o canal a inseriu em sua programação. O sucesso foi imediato e a atração chegou a atingir 15 pontos no Ibope, superando a Globo com seu Xou da Xuxa.

A história de Jaspion

Em um planeta distante chamado Edin, seu profeta – também chamado Edin – encontra um garoto que sobreviveu após uma nave espacial se acidentar. Edin passa a criá-lo e o treina para enfrentar o temível Sathan Ghost, a fim de impedir o império dos monstros de dominar a galáxia, conforme diz a bíblia galáctica.

Jaspion se torna adulto e recebe a armadura de Metaltex, material mais resistente do universo, além de armas e veículos, como a nave Daileon, com o qual pode viajar por todo o universo. O mais legal é que a nave se transforma em um robô de batalha gigante.

Para não viajar sozinho, a androide Anri é designada por Edin para ser a companheira de Jaspion durante a sua jornada. Viajando pelas estrelas, sua missão os leva à Terra, local escolhido por Sathan Ghost para ser a base do império dos monstros. Lá, precisam desvendar os planos de Macgaren, filho do vilão principal, e impedir as atividades malignas desse grupo.

 

Jaspion

Filme do Jaspion no Brasil

Para celebrar os 30 anos da estreia no Brasil, a Sato Company anunciou a produção de um filme estrelado por atores brasileiros e aval da Toei Company, produtora original da série.

O diretor Rodrigo Bernardo, conhecido pelo longa-metragem Talvez Uma História De Amor (2018) e pela série (Des)Encontros, afirmou que o longa será uma continuação da série original.

Escrito por Rodrigo, o argumento inicial foi enviado para Shinichiro Shirakura, produtor-executivo da franquia Kamen Rider, e membro do conselho da Toei Company, detentora dos direitos de Jaspion e coprodutora do filme brasileiro. Ele aprovou o pré-roteiro e deu aval para o início da execução do projeto. Atualmente, o cineasta escreve de fato o texto que dará vida à narrativa.

O material deve ser entregue ao executivo japonês ainda no primeiro trimestre desse ano. Após a aprovação da Toei, será possível escalar o elenco e iniciar as filmagens em São Paulo. Até lá, ficamos no aguardo de mais novidades.

 

Motivos para ver a série

Se interessou, mas está na dúvida se vale assistir a série? A gente dá alguns motivos para se arriscar:

- A trilha sonora é realmente muito boa

- Jaspion tem uma história muito interessante

- Personagens carismáticos

- Vilões assustadores

- É divertido

- Lutas bem coreografadas

- Atmosfera de sci-fi e fantasia

- Universo bem construído

- Muito humor

- Dublagem é boa e divertida

Você pode ver alguns capítulos no Youtube da Sato Company:



Episódios do Jaspion

Jaspion teve 46 episódios produzidos pela Toei Company e exibidos no Brasil pela Rede Manchete, Rede Record, TV Gazeta e, agora, Band. Os capítulos também estão na Amazon Prime Video. São eles:

Jaspion ep 1 – O planeta de Edin

Jaspion ep 2 – O triste fim de Sakura

Jaspion ep 3 – O sonho do menino galáctico

Jaspion ep 4 – A fúria do pântano

Jaspion ep 5 – O enigma da flauta

Jaspion ep 6 – Gordon em busca da mãe

Jaspion ep 7 – O demônio da montanha

Jaspion ep 8 – O casal fugitivo

Jaspion ep 9 – A história de uma árvore

Jaspion ep 10 – O ataque do Pyrossauro

Jaspion ep 11 – Perigo em Tsukuba

Jaspion ep 12 – A profecia

Jaspion ep 13 – A investida dos aliados espaciais

Jaspion ep 14 – Perigo na lagoa dos noivos

Jaspion ep 15 – Sonho ou ilusão? A imagem dourada

Jaspion ep 16 – Qual o destino da humanidade?

Jaspion ep 17 – O mistério do Pássaro Dourado

Jaspion ep 18 – O inimigo imortal

Jaspion ep 19 – Alerta no oceano

Jaspion ep 20 – A última chance

Jaspion ep 21 – O valente garoto jogador

Jaspion ep 22 – O feitiço de Titânia

Jaspion ep 23 – O monstro do século

Jaspion ep 24 – Ambição perigosa

Jaspion ep 25 – Tókio em perigo

Jaspion ep 26 – Contra ataque de Daileon

Jaspion ep 27 – Juventude ameaçadora

Jaspion ep 28 – Dados mortais do monstro eletrônico

Jaspion ep 29 – A morte de Macgaren

Jaspion ep 30 – O pânico do balão

Jaspion ep 31 – Golpe na TV

Jaspion ep 32 – A conspiração do robô

Jaspion ep 33 – Batalha da magia negra

Jaspion ep 34 – A fortaleza indestrutível

Jaspion ep 35 – A descoberta do pergaminho

Jaspion ep 36 – O milagre das novas vidas

Jaspion ep 37 – Cardápio infernal

Jaspion ep 38 – Trama miraculosa

Jaspion ep 39 – O poderoso beijo de Myio

Jaspion ep 40 – O enigma do meteoro

Jaspion ep 41 – O atirador da justiça

Jaspion ep 42 – A história de Pep e Hiroshi

Jaspion ep 43 – O misterioso mundo de Satã Goss

Jaspion ep 44 – Retorno satânico

Jaspion ep 45 – Sou o filho de Satã Goss!

Jaspion ep 46 – A união dos povos da Via Láctea


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus