Saiba tudo sobre os Power Rangers, o grupo de heróis atemporal

A adaptação dos Super Sentai já passou pela TV, cinemas e HQs

24/04/2020 18h10 (Atualizado em 20/10/2020 18h17)

Por Alexandre Dias

Os Vingadores podem ter o título dos Maiores Heróis da Terra, mas na prática eles dividem esse posto com os Power Rangers. A equipe adaptada da série japonesa dos Super Sentai  é uma das franquias mais atemporais da cultura pop, principalmente por sua versatilidade temática dentro de um padrão. 

Por mais que o público queira ver cada série e filme da equipe se desenvolver por si só, há determinados elementos - como o Megazord, por exemplo - que sempre vão mexer com a expectativas dos espectadores. Logo, a fórmula de sucesso está mais do que estabelecida e há 27 anos cativa novos e antigos fãs. 

Além disso, os Power Rangers já migraram para várias mídias e estão longe de sair dos holofotes. Eles têm novos filmes e séries confirmadas, sob o comando de Jonathan Entwistle (The End of the F---ing World). 

Para celebrar esse legado incrível, vamos mergulhar na história e nas características, então "vamos, vamos Power Rangers": 

Surgimento e enredo

Mighty Morphin Power Rangers fez a sua estreia nas telinhas em 1993. Esta primeira produção original da Saban de longe é a que fez mais sucesso de toda a franquia, tanto que durou até 1996. Um dos seus elementos mais lembrados é a música de abertura. 

A série traz cinco jovens normais que são selecionados para defender à Terra das forças do mal. Jason, Kimberly, Trini, Billy e Zack são as escolhas da entidade Zordon para trajar os uniformes podersos dos Rangers e enfrentar ameaças alienígenas. 

O teor clássico da equipe viria a se consolidar com Tommy, o Ranger Verde, que sofreu uma influência do mal de Rita Repulsa e depois voltou para o lado do bem. Posteriormente, ele usaria um traje branco que também é um dos mais famosos, assim como o personagem em si. 

Também vale ressaltar que, junto com Repulsa e o seu exército de monstros, o vilão Lord Zedd, introduzido na segunda temporada, compõe o time de antagonistas principal da saga. 

 

Características

Power Rangers é uma adaptação norte-americana das séries de produções Tokusatsu e Super Sentai japonesas, mas nem por isso toma liberdades em relação ao padrão desses estilos. No primeiro caso, que se refere aos efeitos especiais, vários monstros são colocados para enfrentar o grupo de heróis, seja no corpo a corpo ou com criaturas gigantes. 

Nesse último caso, os Rangers precisam confrontá-los com os seus Zords, que são máquinas referentes ao "avatar" de cada um. Na série clássica, por exemplo, são dinossauros e animais extintos, como o tigre dentes-de-sabre. O poder máximo deles é atingido quando se juntam para formar um robô gigante, o Megazord. 

Zords do filme dos Power Rangers (2017)

No seguimento dos Super Sentai, a característica dos grupos com cinco integrantes sempre é a base dos Power Rangers, mesmo que outros venham a aparecer nas histórias - como é o caso do próprio Tommy. Por isso, há a existência de uma fórmula, mas que pode ser explorada continuamente. Rangers samurais, ninjas, patrulheiros, praticamente tudo o que você possa imaginar que renda elementos divertidos para os amantes de Tokusatsu e Super Sentai já foram criados. 

Uma das últimas aparições dos Rangers na televisão foi em Power Rangers Dino Charge, de 2015, que investe mais a fundo na relação do grupo com os dinossauros. 

 

Filmes

Os cinemas, obviamente, trouxeram o sucesso dos Power Rangers para si. Em 1995, Power Rangers - O Filme foi lançado como uma adaptação direta da série de TV. Na trama, eles precisam enfrentar o terrível vilão roxo Ivan Ooze e salvar Zordon, que está morrendo. 

Em 2017, a equipe voltou às telonas com Power Rangers, que refaz a história da equipe original, inclusive explorando mais os seus poderes e dramas pessoais. A recepção um tanto amarga do longa nas bilheterias estagnou a possibilidade de uma sequência, que mostrou a intenção de acontecer na própria trama com um easter egg de Tommy. 


Quadrinhos

A ligação entre as telas e os gibis também não se perdeu com os Power Rangers. A BOOM Studios! comanda as histórias em quadrinhos dos heróis.

Quadrinhos dos Power Rangers

Além de continuar a expandir a mitologia dos personagens clássicos de Mighty Morphin Power Rangers, eles também participaram de grandes eventos, que incluem um crossover com as Tartarugas Ninja. 


Onde assistir

Diversas séries dos Power Rangers podem ser assistidas na Netflix. O filme de 2017 está disponível no catálogo do Looke


Nesta matéria você leu sobre: Power Rangers - O Filme, Power Rangers: O Filme.

Veja também: 

Saiba tudo sobre Jiraiya, o incrível Ninja, que voltou à TV

Saiba tudo sobre Jaspion, que voltou à TV e terá filme brasileiro


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus