cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Saiba tudo sobre Caverna do dragão, que vai ter filme em breve

    Relembre o desenho e conheça o filme Dungeons & Dragons
    Por Daniel Reininger
    28/05/2020 - Atualizado há 3 meses

    Caverna do Dragão é uma das séries mais adoradas de todos os tempos, principalmente no Brasil. A nostalgia bate forte para quem acompanhava as aventuras de Eric, Sheila, Diana, Hank, Bobby e Presto, presos num mundo de fantasia inspirada no RPG de mesa Dungeons & Dragons.

    Nos EUA, a animação foi exibida entre 1983 e 1985 e o desenho ganhou um enorme espaço no imaginário do brasileiro. Não só se tornou um dos desenhos favoritos de milhões, como até hoje se fala sobre o tal final perdido e sobre a vontade de se ver um filme baseado na animação. Bem, de certa forma, teremos um filme. A gente fala de tudo isso mais abaixo.

    Origem

    Dungeons & Dragons

    A animação é baseada no jogo Dungeons & Dragons, um Role Playing Game (RPG) criado na década de 70 e grande sucesso até hoje nas mesas de jogadores de todo o mundo. Atualmente, os livros são distribuídos no Brasil pela Galápagos Jogos.

    Para quem não sabe, o RPG de mesa é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado e todos podem improvisar livremente, enquanto um narrador conduz a história.

    Embora qualquer cenário e universo sirva como pano de fundo, no caso de Dungeons & Dragons o cenário é de fantasia, ou seja, é um mundo repleto de dragões, elfos, anões, orcs e outras criaturas fantásticas, onde sobreviver é sempre um grande desafio, principalmente quando se está em busca de aventuras e riquezas.

    História de Caverna do Dragão

    Na trama, seis adolescentes vão a um parque de diversões e entram em uma montanha-russa chamada Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons). Após passarem por um túnel, eles são teletransportados para uma outra dimensão chamada o Reino.

    Ao chegar no Reino, eles conhecem o Mestre dos Magos, que oferece armas para ajudá-los a enfrentar os perigos do local. O ancião com jeito de bondoso parece querer ajudá-los, mas na verdade os direciona para missões a fim de ajudar as os povos locais.

    No fim, o Mestre dos Magos até tenta ajudar os adolescentes a encontrar uma forma de voltar para casa, mas, enquanto isso não acontece, eles precisam combater os planos do vilão Vingador.

    O final perdido

    A decisão da produtora de cancelar a série se deu por baixos números de audiência nos Estados Unidos e alto custo de produção. Por isso, após 27 episódios a série foi interrompida sem final.

    Nos anos 90 e 2000, circulou uma história do suposto roteiro do episódio final nunca filmado. Esse tal capítulo seria sombrio e mostraria que os meninos teriam morrido na montanha-russa.

    Podemos encontrar pela internet inúmeras teorias criadas para explicar a trama de Caverna do Dragão e seu final. A mais divulgada pelos fãs, é a que os garotos estariam no inferno, de onde jamais poderiam sair.

    O episódio 28: Réquiem é o final verdadeiro escrito pelo roteirista original da série, mas a história só foi lançada em formato de HQ em 2010. A história foi ilustrada pelo cartunista brasileiro Reinaldo Rocha. Está curioso? Vale a leitura.

    Filmes

    Embora não sejam baseados no desenho, o RPG Dungeons & Dragons possui uma enorme variedade de jogos de videogame, de livros, board games e também filmes.

    Sim, o primeiro longa foi lançado em 2000 e contava até com o renomado ator Jeremy Irons no elenco. Embora seja uma verdadeira bagunça e uma vergonha para os amantes de fantasia, pelo menos foi uma tentativa de levar o RPG ao cinema.

    E em breve um novo filme vem por aí, com a promessa de capturar o verdadeiro clima de D&D, como o jogo é conhecido.

    Novo filme

    A Paramount Pictures lança em breve um novo filme da franquia baseada no mundo de fantasia. Dirigido por Jonathan Goldstein e John Francis Daley (dupla de A Noite Do Jogo), o filme chega em 26 de maio de 2022. O Chris Pine estrelará uma adaptação, de acordo com o site The Hollywood Reporter.

    A sinopse oficial ainda não foi divulgada, mas sabemos que a trama acompanha Raven Hightower, um humano que se arrisca nos lugares mais perigosos e misteriosos do mundo com a ajuda de outros aventureiros dispostos a combater o mal e a derrotar as mais terríveis criaturas em busca de riquezas e fama.

    Goldstein falou ao The Hollywood Reporter nesta quinta-feira que quer fazer um filme divertido. "Não é uma comédia, mas é um filme de ação e fantasia com elementos cômicos e personagens que esperamos que as pessoas realmente gostem de assistir enquanto se aventuram", disse Goldstein.

    É difícil dizer qual será exatamente o enredo de qualquer filme baseado em D&D, afinal o ponto principal do jogo de mesa é o poder de criar seus próprios mundos e narrativas e deixar os jogadores moldarem seus personagens como bem entenderem. Dito isso, existem livros e histórias que podem ser adaptadas, mas não deve ser o caso.

    O That Hashtag Show informou que o estúdio ainda estaria atrás de atores como: Will Smith, Josh Brolin, Chris Pratt, Vin Diesel, Matthew McConaughey, Jamie Foxx, Joel Edgerton, Dave Bautista, Jeremy Renner e Johnny Depp.

    Nomes de peso, o que mostra que o longa deve ser mesmo uma das grandes apostas do estúdio para 2022. Por enquanto, só no resta esperar para saber o que vem por aí realmente.

    Para mais novidades do novo filme, fique ligado no Cineclick.