Saiba tudo sobre Changeman, que voltou à TV e anima os domingos

A série voltou a ser uma febre

04/05/2020 18h00

Por Daniel Reininger

Esquadrão Relâmpago Changeman, ao lado de O Fantástico Jaspion e Jiraiya, o Incrível Ninja, voltou à TV para amenizar os efeitos da quarentena por conta do Coronavírus. E a série voltou a ser uma febre. Mas você lembra bem dela?

Bem, Changeman foi a primeira série do gênero Super Sentai (Super Esquadrão) a ser transmitida no Brasil. Na trama, cinco integrantes do exército dos Defensores da Terra são escolhidos pela Força Terrestre e adquirem cada um os poderes de um animal lendário: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix.

Origem e chegada ao Brasil

A série de televisão japonesa do gênero tokusatsu (filmes ou séries live-action) é um dos ícones das franquias dos Super Sentais, focados em esquadrões de heróis. Produzida pela Toei Company, foi originalmente exibida pela TV Asahi entre 2 de fevereiro de 1985 e 22 de fevereiro de 1986, no Japão.

A locadora Everest, localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo, era conhecida por trazer fitas de filmes, programas da TV e séries japonesas. Seu fundador, Toshi, percebeu o sucesso dos heróis japoneses e entrou em contato com a Toei Company para ser o distribuidor oficial no Brasil. Ele trouxe Jaspion e Changeman pelo custo de US$ 300 mil cada. A dublagem foi feita pela extinta Alamo e ambas logo foram parar em VHS por todo o Brasil.

Na TV, o caminho foi mais longo, mas eventualmente Changeman, ao lado de Jaspion, foi exibido pela Rede Manchete a partir de 1988. A sérue chegou a ser exibida até meados de 1994 e foi um grande sucesso, passando depois para outras televisões. Em 2015, a Sato Company conseguiu os direitos de exibição dos Tokusatsus da Toei para serem exibidos via streaming.

O sucesso foi tanto que  vários produtos relacionados à série foram lançados no Brasil, como LP em português, roupas e brinquedos.

História

Na trama de Changeman, Bazoo e seu império Gozma ameaçam a Terra com monstros, guerreiros habilidosos e os medonhos soldados Hidler. Prevendo uma invasão, o Sargento Ibuki, parte da organização Defensores da Terra, reuniu um exército de recrutas e os treina arduamente na esperança de que cinco deles sejam banhados pela lendária Força Terrena, energia criada pelo planeta quando este corre enorme perigo.

Quando as tropas de Gôzma começam a invasão, cinco jovens militares são escolhidos pela misteriosa Força Terrena e ganham os poderes dos cinco animais lendários: Dragão, Grifo, Pégaso, Sereia e Fênix transformando-os instantaneamente em Changeman.

Após a primeira batalha, Ibuki os leva até a base secreta dos Defensores da Terra e revela que já sabia com antecedência da invasão e todo aquele treinamento era exatamente para fortalecer ao máximo cada um dos possíveis escolhidos.

Agora, eles precisam impedir a dominação da Terra pelo terrível império.

Motivos para ver a série

Se interessou, mas está na dúvida se vale assistir a série? A gente dá alguns motivos para se arriscar:

- A trilha sonora é realmente muito boa

- A história é interessante

- Personagens são carismáticos

- Vilões assustadores

- É divertido

- Lutas bem coreografadas

- Atmosfera de sci-fi

- Dublagem é boa

Você pode ver alguns capítulos no Youtube da Sato Company:

Veja também:

Saiba tudo sobre Jaspion, que voltou à TV e terá filme brasileiro

Saiba tudo sobre Jiraiya, o incrível Ninja, que voltou à TV


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus