De Sandman a Doctor Who, conheça as maiores obras de Neil Gaiman

O escritor britânico completa 60 anos nesta terça-feira (10)

10/11/2020 10h00

Por Alexandre Dias

Neil Gaiman é um dos maiores escritores de fantasia de todos os tempos. O britânico fez história nesse gênero literário, principalmente pela sua incrível habilidade de cativar vários públicos, com tons de humor, terror e aventura. 

O autor também é muito conhecido pelas adaptações das suas principais obras, tanto nas séries como nos filmes. E essa personalidade incrível vai participar da edição online da CCXP em 2020, a CCXP Worlds: A Journey of Hope. 

Para celebrar o aniversário desse grande autor, conheça as suas principais produções:

Livros

Segundo o próprio autor, ele era uma "criança selvagem criada em livrarias". Portanto, não tinha como a sua influência dos livros ter influenciado mais a sua carreira. Gaiman se tornou jornalista e as suas primeiras obras literárias eram biografias.

Contudo, os seus sucessos mais estrondosos viriam a ser publicados entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Dois deles, adaptados para séries da Amazon Prime Video, possuem temas religiosas e míticos: Deuses Americanos e Belas Maldições. 

O primeiro mostra uma road trip pelos Estados Unidos do ex-condenado Shadow. De modo divertido, o autor conseguiu realizar uma discussão sobre temas da atualidade, como tecnologia, atrelada aos deuses mitológicos da Antiguidade. O universo do escritor possui diversas divindades, desde o nórdico Odin até Media, a entidade da televisão. 

 

Inclusive, Gaiman é conhecido por fazer releituras de histórias clássicas, como no próprio livro Mitologia Nórdica, em que ele conta à sua maneira às lendas dos deuses escandinavos. De certa forma, Belas Maldições também segue por esse caminho; a trama traz a batalha entre Céu e Inferno nos últimos dias antes do apocalipse, em que um anjo e um demônio precisam enfrentar o anticristo. Tanto nesta adaptação da Amazon, como em Deuses Americanos, Neil ocupou o cargo de produtor executivo. 

 

Ainda no mundo da literatura não há como não destacar Coraline. Esse sucesso do britânico retrata uma menina que se muda com sua família para uma enorme casa. Explorando as inúmeras portas do local, ela abre uma que dá para outra casa, em uma realidade paralela, onde seus habitantes querem mantê-la presa, como sua filha. A obra é um livro infantil, mas com toque de terror. O resultado agradou tanto os mais novos como os mais velhos, o que se transmitiu para a adaptação animada de 2008, Coraline E O Mundo Secreto

Quadrinhos 

Antes de agitar o mundo da literatura, Gaiman mudou o cenário das histórias em quadrinhos. Na década de 90, o autor deu origem a longeva saga de Sandman, publicada pela Vertigo, famoso selo de obras mais adultas da DC Comics. 

Sandman de Neil Gaiman

Suas histórias descrevem a vida de Sonho (que pode ser conhecido por outros nomes, como Morpheus, Sandman, Oneiros, Moldador, Kai'Ckul, senhor do sonho e vários outros em línguas), o governante do Sonhar (o mundo dos sonhos) e sua interação com o universo, os homens e outras criaturas. Essa foi a primeira HQ a entrar na lista dos best-sellers literários do The New York Times.

Duas curiosidades sobre a franquia em outras mídias: uma série da Netflix, com a produção de Gaiman, está em desenvolvimento; e Lucifer, o diabo em pessoa conhecido pela série com Tom Ellis, surgiu em Sandman. 

As capas de Sandman, do desenhista Dave McKean, são extremamente marcantes até hoje. A parceria da dupla também fez barulho entre as HQs da DC Comis em Orquídea Negra. A personagem é uma híbrida de humana e planta em busca de vingança. 

Outra HQ que marcou a carreira de Gaiman na DC foi Livros da Magia. Assim como Coraline, Neil mistura um tom aventuresco e macabro, com a jornada do jovem Timothy Hunter por reinos sobrenaturais. 

Filmes e séries

Apesar das obras de Gaiman serem fontes inesgotáveis de boas ideias para o cinema e a TV, o autor já realizou trabalhos específicos para essas mídias. Um deles foi escrever roteiros de episódios de Doctor Who, série britânica de viagem no tempo. Ele roteirizou capítulos da sexta e sétima temporadas. 

Nas telonas, o escritor foi um dos responsáveis pelo texto de A Lenda De Beowulf. Na trama, o guerreiro do poema anglo-saxão precisa defender o reino do monarca Hrothgar (Anthony Hopkins) do feroz demônio Grendel (Crispin Glover). Porém, o monstro não é a única ameaça ao local. 

Cena de A Lenda de Beowulf

Gaiman produziu o texto do filme ao lado de Roger Avary (Terror Em Silent Hill). A direção do projeto foi ocupada por Robert Zemeckis, da franquia De Volta Para O Futuro

 

Nesta matéria você leu sobre: Coraline E O Mundo Secreto, A Lenda De Beowulf, Terror Em Silent Hill, De Volta Para O Futuro.

Veja também:

Série de Sandman promete mexer com as estruturas da cultura pop

Adaptações no cinema: livros, videogames, quadrinhos e animações


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus