Selecionados os favoritos ao Goya
O suspense O Orfanato, de Juan Antonio Bayona, e a história sobre a Guerra Civil espanhola As 13 Rosas, de Emilio Martínez-Lázaro, são os favoritos para a 22ª edição Goya, o Oscar do cinema espanhol, realizada em 3 de fevereiro em Madrid.
As duas produções receberam 14 indicações cada, incluindo Melhor Filme, ao lado de Siete Mesas de Billar Francês, de Gracia Querejeta, terceira favorita com dez indicações. O drama urbano La Soledad, de Jaime Rosales, também irá disputar o prêmio de Melhor Filme.
Querejeta, Iciar Bollaín, Martínez Lázaro e Rosales são candidatos a Melhor Direção. O ator Alfredo Landa, que anunciou sua aposentadoria após o filme Luz de Domingo, de José Luis Garci, disputará o prêmio de Melhor Ator e receberá o Goya de Honra por toda sua carreira.
Para o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro de Língua Espanhola disputarão o longa cubano La Edad de la Peseta, de Pavel Giroud, o peruano Mariposa Negra, de Francisco J.Lombardi, o chileno Padre Nuestro, de Rodrigo Sepúlveda, e o argentino XXY, de Lucía Puenzo.