Sem Conexão: terror adolescente homenageia os clássicos do gênero
O subgênero do terror adolescente sempre atraiu uma legião de fãs por abordar temáticas sinistras com bastante irreverência e cenas de arrepiar. Sem Conexão, longa que chegou à Netflix, é o mais novo representante da temática e já vem dando o que falar desde sua estreia!
Além de trazer uma trama bem atual, onde jovens viciados em tecnologia são obrigados a ficar longe da internet durante um acampamento, o longa faz uma homenagem ao terror slasher, subgênero que retrata histórias de assassinos em série que matam sem propósito, muito comum nas décadas 80 e 90.
Conheça mais sobre Sem Conexão:
Trama
O longa polonês dirigido por Bartosz M. Kowalski é situado em um acampamento que funciona como uma espécie de reabilitação para viciados em tecnologia. Nele, um grupo de jovens obcecados por internet, celulares e computadores se une para um programa de desintoxicação, onde todos precisarão se readaptar à vida offline. As caminhadas tranquilas que fazem parte do tratamento acabam se tornando sombrias e cheias de reviralvoltas quando um perigo mortal se esconde na floresta e parece querer deixar esses jovens desconectados do mundo para sempre.
Slasher
O longa faz várias homenagens ao subgênero slasher do decorrer da sua trama e resgata o espírito de clássicos como Sexta-feira 13, Pânico Na Floresta e O Massacre Da Serra Elétrica. Embora tente se apegar à estrutura narrativa de seus antecessores, Sem Conexão sabe o seu propósito em tela e não é pretensioso, já que evita se equiparar a eles e assume uma posição mais amena quando o tema é assustar. Ainda sim, é um filme seguro e corajoso que insere pitadas de humor garantindo um bom respiro ao roteiro.
Produção
Com direção Bartosz M. Kowalski, que também assina o roteiro ao lado de Jan Kwiecinski e Mirella Zaradkiewicz, Sem Conexão foi gravado em apenas 23 dias, com cerca de oito cenas por dia. Segundo o IMDB, a equipe promoveu o longa como o primeiro filme de terror slasher polonês!
O elenco traz nomes como Julia Wieniawa-Narkiewicz, Michal Lupa, Wiktoria Gasiewska e Stanislaw Cywka. O longa é uma produção original Netflix e já está disponível no catálogo.
Veja também:
Os filmes de terror que marcaram os anos 80
Os filmes de terror que marcaram os anos 90
Os filmes de terror que marcaram os anos 2000