cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Série que inspirou 'Grey's Anatomy' chega ao streaming

    ER - Plantão Médico mudou a cara do retrato de médicos na televisão
    Por Flávio Pinto
    03/11/2021 - Atualizado há 23 dias

    A HBO Max agora é o lar de todas as 15 temporadas e 331 episódios de ER - Plantão Médico, um dos grandes clássicos modernos da televisão norte-americana. 

    Exibido anteriormente no Brasil pela Rede Globo, SBT, Warner Channel e Canal Sony, a série médica ganhou fãs no mundo inteiro graças ao seu retrato fiel dos acontecimentos explosivos em uma emergência de hospital, e também graças aos seus personagens — cativantes, carismáticos e humanos. 

    Esse combo não foi responsável apenas por fazer de ER - Plantão Médico bem-sucedida, como também outra grande série que bebeu da mesma fonte: Grey's Anatomy

    Na plataforma da HBO, fãs e curiosos poderão (re)ver a série em áudio original e dublagens em português e espanhol, além de legendas nos mesmos idiomas. 

    Legado de ER

    Criada por Michael Crichton (roteirista por trás dos filmes Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros Twister), ER girava em torno do dia a dia de médicos de um pronto-socorro em Chicago, que lutavam diariamente para salvar vidas. 

    Estrelado por atores sem muita fama, a série conseguiu catapultar boa parte do seu elenco logo durante a primeira temporada, exibida em 1994, ao lado de Friends, na rede NBC.

    Graças ao sucesso da série, aos poucos, os atores de Plantão Médico viraram astros, em especial George Clooney e Julianna Margulies — que venceu um Emmy de melhor atriz coadjuvante pela primeira temporada do drama médico, mundialmente reconhecidos.

    Elenco poderoso, os atores de ER dividiram espaço com o elenco de Friends na capa da Vanity FairDivulgação (Vanity Fair)

    Competição acirrada

    Antes de Grey's Anatomy atravessar o público com suas infinitas temporadas, Plantão Médico era a detentora do recorde de drama deste nicho mais duradoura de todos os tempos. 

    Hoje, a série estrelada por Ellen Pompeo, ultrapassou o seriado de George Clooney em número de temporadas e de episódios. Grey's Anatomy bateu o recorde quando entrou na 16.ª temporada. Hoje, na décima sétima e sem previsão de encerrar, ela deve deixar uma marca invejável. 

    Mas, um ponto que Plantão Médico deixa a anatomia da Grey comendo poeira é em número de indicações ao Emmy. ER é uma das séries mais nomeadas da premiação, 124 indicações Emmy. Sem contar que ela venceu mais vezes que o dramalhão de Shonda Rhimes. Ao todo, Plantão Médico ganhou 23 estatuetas, incluindo na prestigiada categoria de melhor série dramática em 1996.

    Episódios inesquecíveis

    Em 1997, a série exibiu um episódio totalmente ao vivo. Intitulado "Ambush", a equipe de câmera da Warner Bros. fez uma "aparição surpresa" no segmento — mas, no universo da série, os câmeras foram descritos pelos médicos como uma equipe da PBS que estava no hospital para gravar um documentário. Os atores repetiram a proeza 3 horas depois, para dar ao público Costa Oeste dos Estados Unidos a chance de 

    Outro episódio que entrou para a história foi "Motherhood", dirigido por Quentin Tarantino — que, mais tarde, também dirigiria um episódio de CSI. Já em termos de arcos narrativos, os episódios que contam com a participação da veterana Sally Field são considerados por muitos alguns dos melhores da série inteira. 

    Um episódio dirigido por Quentin Tarantino só poderia ser cheio de charmeReprodução (Warner)

    Os episódios de ER - Plantão Médico já entraram na HBO Max e podem ser assistidos por toda a América Latina.

    Leia também