cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Filho de Bruce Lee quase foi Shang-Chi no cinema; veja fatos do longa

    Novo filme da Marvel promete muita ação com personagem clássico das HQs
    Por Daniel Reininger
    28/08/2021 - Atualizado há 10 dias

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está chegando e a empolgação é grande, ainda mais depois que os críticos que já viram o filme da Marvel na estreia em Los Angeles rasgaram elogios para a produção.

    O novo título da Marvel Studios tem alguns fatos bem interessantes à seu respeito e agora apresentamos os melhores para vocês se prepararem para o filme:

    Abrindo portas

    Shang-Chi é o primeiro filme de super-herói com um protagonista asiático do Marvel Studios, ou seja, é um marco.

    Mania por Kung-fu

    Shang-Chi foi criado a partir da mania dos filmes de Kung Fu e artes marciais que rolava dos anos 70. A principal inspiração deles, fora os filmes estrelados por Bruce Lee, a série de TV Kung Fu, estrelada por David Carradine. Sua primeira aparição foi na revista Special Marvel Edition #15, de 1973.

    Cena do filme Shang-ChiReprodução

    Alguns personagens vieram de um livro

    A Marvel comprou os direitos do livro O Mistério do Dr. Fu Manchu, de Sax Rohmer, e o incorporou à mitologia do herói. O vilão Fu Manchu é um desses persoangens.

    Inspiração em Bruce Lee

    Paul Gulacy, desenhista da revista solo do herói, era muito fã de cinema e tratou de homenagear Bruce Lee  dando suas feições ao personagem.

    Filho de Bruce Lee

    No final dos anos 1980, Stan Lee havia considerado um filme / série de TV sobre Shang-Chi e tinha em mente Brandon Lee, filho do superastro das artes marciais Bruce Lee, para o papel. Shang-Chi foi visualmente baseado em Bruce Lee, então Brandon parecia uma escolha adequada, mas o plano não deu certo.

    Novo pai

    Nos quadrinhos, o pai de Shang-Chi era o mentor do crime chinês Fu Manchu. O personagem foi originalmente uma criação ficcional de Sax Rohmer, mas ele adquiriu renome e infâmia o suficiente para aparecer na Marvel Comics. Com o passar do tempo, Fu Manchu tornou-se considerado um personagem racista e estereotipado e, em 2010, o personagem foi renomeado como Zheng Zu.

    Inspirações

    Os cineastas citam O Tigre e o Dragão (2000), Kung-Fusão (2004), Batalha de Honra (1993), a série Matrix (1999), franquia "Ip Man" de Donnie Yen e obras de Jackie Chan como influência para as cenas de ação.

    Sem Stan Lee

    Esse é o primeiro filme da Marvel sem a produção executiva de Stan Lee, após seu falecimento em 2018.

    Mandarim

    Esta é a primeira aparição do Mandarim de verdade e tenta corrigir a falha de Homem de Ferro 3 (2013), que o apresentou como um impostor.

    Cena de Shang-ChiReprodução

    Homem de Ferro

    Este filme apresenta o Mandarim como pai e inimigo de Shang-Chi. O Mandarim é tradicionalmente o inimigo do Homem de Ferro / Tony Stark, mas ele foi trazido para este filme porque parecia mais apropriado para um herói chinês lutar contra um vilão chinês.

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Simu Liu) é um jovem chinês treinado em artes marciais criado em reclusão sem contato com o mundo exterior. Quando consegue sua liberdade, descobre que seu pai não era a pessoa que dizia ser. Agora, o jovem se vê na obrigação de se rebelar contra ele.

    O herói deve agora confrontar o passado que ele acreditava ter deixado para trás quando é atraído para a rede de mistérios da organização Dez Anéis.  

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já está nos cinemas. Veja o trailer:

    Mais sobre Shang-Chi