Sherlock Holmes: Filmes e séries para quem gostou de Enola Holmes

Após o sucesso do longa, confira outras produções que abordam o famoso detetive

05/10/2020 17h00

Por Thamires Viana

Com o sucesso de Enola Holmes, filme original da Netflix que apresenta a irmã de Sherlock Holmes vivida por Millie Bobby Brown, a história do famoso detetive britânico criado por Arthur Conan Doyle no fim do século XIX voltou a ser um assunto popular nas redes sociais. 

Na trama ambientada na Inglaterra, em 1884, Enola descobre que a mãe desapareceu e decide ir atrás de seu paradeiro. No entanto, ela é enviada por seus irmãos Sherlock (Henry Cavill) e Mycroft (Sam Claflin), muito mais velhos do que ela, para uma escola de etiqueta para aprender boas maneiras, mas a garota não aceita a decisão e foge do local para uma jornada de aventuras e mistérios.

Se você já assistiu Enola Holmes e ainda quer desbravar mais produções audiovisuais do detetive, confira a nossa lista de filmes e séries que trazem abordagens diferentes para a já conhecida história de Sherlock Holmes. 

Divirta-se!

1. O Sherlock Holmes (2009)

Dirigido por Guy Ricthie e estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law, o filme acompanha o detetive Sherlock Holmes e seu fiel parceiro John Watson envolvendo-se em uma batalha contra o crime na Inglaterra. Com suas habilidades físicas e mentais, eles tentam combater o vilão Blackwood, que pretende pertubar a paz e acabar com a ordem no Reino Unido.

Onde ver: HBO Go

2. Sherlock (2010) - Série

A série britânica baseada nas histórias do detetive fez o maior sucesso por trazer Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes e Martin Freeman como o John Watson. Essa versão moderna foi criada por Steven Moffat e Mark Gatiss e acompanha o excêntrico Sherlock usando sua inteligência e intuição para perseguir diversas pistas. A atração teve ao todo 13 episódios separados em quatro temporada, ou seja, bem rapidinha para assistir. 

Onde ver: Netflix

3. Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (2011)

Na sequência, acompanhamos a história um ano depois dos acontecimentos em Sherlock Holmes, quando o príncipe da Áustria é encontrado morto após supostamente cometer suicídio. Entretanto, o famoso detetive britânico acredita que se trata de um plano maligno criado pelo professor Moriarty (Jared Harris), um homem tão inteligente quanto ele. Ao lado de Watson (Jude Law) e da vidente Sim (Noomi Rapace), que possui uma estranha ligação com o príncipe, Holmes tenta desvendar o caso mais difícil de sua carreira. Um terceiro filme estrelado pela dupla Downey Jr. e Law está previsto para 2021.

Onde ver: HBO Go

4. Elementary (2012) - Série

A série americana criada em 2012 por Robert Doherty é uma versão contemporânea do personagem ambientada nos Estados Unidos. O detetive é vivido por Jonny Lee Miller e sua inseparável dupla é agora uma mulher, Joan Watson, interpretada pela atriz Lucy Liu. Na trama, Sherlock vai para Nova York para passar um período em um centro de reabilitação. Quando recebe alta, ele vai morar com Joan, uma ex-cirurgiã que, após a morte de um paciente, perdeu sua licença. Watson foi contratada como monitora para manter Sherlock longe do álcool e das drogas, mas acaba se envolvendo com o trabalho dele na polícia de Nova York. A série tem 7 temporadas.

Onde ver: GloboPlay

5. Sr. Sherlock Holmes (2015)

Com direção de Bill Condon e protagonizado por Ian McKellen, o filme é ambientado em 1947, quando Sherlock Holmes está com 93 anos, aposentado, vivendo em uma casa remota no litoral com seu filho Roger (Milo Parker) e sua governanta Mrs. Munro (Laura Linney). Lidando com a deterioração da sua mente por causa da idade, ele continua obcecado com um caso que nunca conseguiu decifrar. Sem a companhia do seu fiel escudeiro, Dr. Watson, ele irá tentar desvendar de uma vez por todas esse mistério.

Onde ver: Disponível para aluguel no Google Play e Apple TV

6. Holmes & Watson (2018)

Se engana quem pensa que essa história não ganharia uma versão para lá de cômica! As aventuras e mistérios revelados por Sherlock Holmes e seu fiel ajudante Watson são tema desse filme lançado em 2018. Estrelado por Will Ferrell e John C. Reilly, o longa se passa após um assassinato no palácio de Buckingham, em Londres, e tudo indica que a próxima vítima pode ser a Rainha Vitória. Com poucos dias até o próximo atentado, a dupla vai ter que correr contra o tempo para evitar uma tragédia. 

Onde ver: HBO Go

Veja também: 

Você sabia que Sherlock Holmes não existiu na vida real?

Crítica: Enola Holmes é aventura leve sobre empoderamento

Conheça Enola e a família de Sherlock Holmes

Enola Holmes: Entenda a polêmica do filme da Netflix


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus