cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Síndrome de Munchausen: entenda o distúrbio chocante que está dominando as telas

    The Act, Fuja e Objetos Cortantes são apenas algumas das obras que abordam a síndrome e fizeram muito sucesso
    Por Da Redação
    21/04/2021 - Atualizado há 3 meses

    Recentemente lançado no catálogo da Netflix, o filme Fuja está fazendo bastante sucesso entre os fãs do gênero de suspense. E um dos motivos que têm atraído a atenção do público para a produção é a personagem Diane Sherman, uma mãe com comportamento extremamente autoritário e que dedica a sua vida a cuidar de Chloe, a filha adolescente.

    A síndrome de Münchausen por Procuração é o tema central do longa, mas esta não é a primeira vez que a doença psicológica é abordada nas telas. 

    Por isso, preparamos este post para que você entenda o que é esse distúrbio chocante e algumas produções conhecidas em que ele foi explorado:

    O que é a síndrome de Münchausen?

    Em 1950, o médico britânico Richard Asher identificou pela primeira vez um transtorno factício, isto é, uma síndrome que faz com que a pessoa acredite ter uma doença que não tem, ainda que exames sejam feitos para refutar o autodiagnóstico, a ponto do indivíduo não somente se queixar do problema, mas também causá-lo. A patologia foi intitulada como síndrome de Münchausen.

    O nome da síndrome faz referência a um barão que viveu na Alemanha no século XVIII, chamado Karl Friedrich Hieronymus von Münchausen, conhecido como um “mentiroso profissional”. Münchausen inventava tantas histórias que acabou inspirando obras literárias e audiovisuais, sendo a mais conhecida o livro As Aventuras do Barão Münchausen, publicado em 1785, pelo escritor Rudolph Erich Raspe.

    Portadores da síndrome de Münchausen têm a tendência de fingir estarem doentes ou causarem problemas a si mesmos, sendo muito comum se cortarem ou envenenarem, para que recebam atenção. A variante da doença, conhecida como síndrome de Münchausen por Procuração, ou Münchausen by proxy,  acontece quando uma pessoa adoece um indivíduo próximo para que seja obrigada a cuidar dele, como uma mãe adoecendo o próprio filho.

    Geralmente, o portador passou por muitos traumas e, ao notar que recebia atenção quando ficava doente, tenta reproduzir a situação para repetir os efeitos “positivos”. É muito comum que, em casos de pessoas que não receberam o carinho que acreditam necessitar na infância, o comportamento se desenvolva na fase adulta.

    Filmes e séries em que a síndrome de Münchausen foi abordada

    Fuja

    Kiera Allen interpreta Chloe, uma adolescente acometida por diversas doenças desde a infância, inclusive por uma paralisia que a fez precisar de uma cadeira de rodas. Na trama, Diane (Sarah Paulson), sua mãe, é quem cuida tanto da saúde quanto da educação de Chloe, que aguarda pela resposta da universidade.

    Contudo, o comportamento de Diane começa a gerar desconfianças na jovem, que percebe que há algo de errado na atenção excessiva. Após encontrar um medicamento receitado para a mãe, que na verdade está sendo dado a ela, Chloe passa a questionar tudo o que a mãe faz, suspeitando que há um mistério sinistro por trás de sua história.

    A trama é envolvente do início ao fim e vai te arrepiar em vários momentos, principalmente quando Chloe tenta se libertar da mãe. Você pode assistir ao filme na Netflix.

    Continua após o anúncio
    FujaReprodução

    The Act

    Baseada no caso real de Dee Dee e Gipsy Rose Blanchard, The Act é uma minissérie que conta a história de uma mãe que forçou a própria filha a fingir ter diversas doenças para obter recursos financeiros e simpatia das pessoas. Gypsy Rose, a vítima, acaba chegando em seu limite e pede para que o namorado mate sua mãe, para que possa colocar um fim no relacionamento abusivo.

    Patricia Arquette e Joey King, as atrizes que interpretam Dee Dee e Gypsy, receberam indicações ao Emmy por seus papéis na produção. Fuja, inclusive, tem algumas semelhanças com The Act, especialmente no jeito como a mãe trata a filha.

    A minissérie conta com 8 episódios e, apesar de baseada em um crime real, teve algumas cenas e personagens dramatizados para o entretenimento. Você pode assistir The Act no STARZPlay.

    The Act | Trailer oficial

    MA

    MA é classificada como uma comédia de terror que aborda a síndrome de Münchausen por Procuração. Octavia Spencer interpreta Sue Ann, uma mãe que droga a própria filha adolescente, Genie, vivida por Tanyell Waivers.

    Um grupo de amigos menores de idade acaba conhecendo Sue Ann em um supermercado, enquanto tentam comprar bebidas alcoólicas. Sue usa a sua identidade para ajudar os jovens, mas além de comprar as bebidas, ela oferece sua casa para que eles deem uma festa com os colegas da escola. Um tempo após os eventos se tornarem rotina, os amigos passam a notar um comportamento estranho em Sue Ann, que começa a se tornar cada vez mais obsessiva e controladora.

    O filme está disponível na Amazon Prime Video.

    Continua após o anúncio

    MA | Trailer oficial

    It - A Coisa

    Embora o personagem de destaque do terror seja o palhaço macabro Pennywise, Eddie (Jack Dylan Grazer) é, também, vítima de sua mãe, que sofre da síndrome de Münchausen por Procuração. Na versão cinematográfica da obra de Stephen King, a mãe de Eddie faz o garoto acreditar que é acometido por diversas doenças, o forçando até mesmo a tomar comprimidos de placebo. 

    Apesar de não ser o foco da obra, é interessante percebermos como o distúrbio afeta Eddie, que demora para se livrar das "garras" da mãe.

    Você pode alugar It- A Coisa para assistir no Youtube ou no Google Play Filmes.

    It A CoisaReprodução

    The Politician

    No longa dirigido por Ryan Murphy, Jessica Lange vive Dusty Jackson, uma mulher com um passado misterioso e que se aproveita da doença da própria neta para obter benefícios na cidade em que vive. A representação do distúrbio, aqui, é um pouco diferente, já que a série é uma comédia adolescente e não aborda tanto o lado obscuro da síndrome de Münchausen por Procuração.

    Na trama, Dusty e Infinity (Zoey Deutch), sua neta, também tiveram seu relacionamento inspirado no caso de Dee Dee e Gipsy. Ainda que elas não sejam o foco da série, Dusty também chamou atenção da mídia porque, segundo os tabloides, esta pode ser a última personagem de Jessica Lange, que pretende se aposentar em breve.

    Você pode assistir The Politician na Netflix.

    Continua após o anúncio
    The PoliticianDusty e Infinity em cena de The Politician

    Objetos Cortantes

    Na minissérie sombria da HBO, a história adaptada do romance de Gillian Flynn aborda a síndrome de Münchausen de forma assustadora. Camille Preaker, interpretada por Amy Adams, é uma repórter cheia de traumas que, enquanto está investigando uma série de assassinatos em sua cidadezinha, acaba fazendo terríveis descobertas sobre a sua irmã mais nova e sua mãe, Adora (Patricia Clarkson).

    O seriado mostra como Camille lida com seus problemas através da auto depreciação. O seriado é bem desenvolvido e, há quem diga, fiel ao livro homônimo. Na trama, vemos como a investigação da repórter a obriga a lidar com seus traumas - nem sempre da maneira mais saudável. 

    Objetos Cortantes está disponível no HBO Go

    Objetos cortantes | Trailer oficial

    Você conhece alguma série ou filme que aborda a síndrome de Münchausen que não foi citada neste artigo? Curte produções que trazem casos de doenças reais para as telas? Então compartilhe as suas opiniões sobre o assunto com a gente deixando um comentário em nossas redes sociais!

    Continua após o anúncio

    Veja mais