cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Sofia Coppola: O mais importante em um filme é o roteiro e a atuação

    Cineasta conta sobre a influência de seu pai e seu processo criativo
    Por Da Redação
    22/12/2010

    Embora já tenha estreado em diversos países, hoje é o primeiro dia no circuito estadunidense para Um Lugar Qualquer, novo filme de Sofia Coppola (Maria Antonieta). Para promovê-lo, a diretora concedeu entrevista ao Latino Review falando sobre o título, seu processo criativo e lembranças dos sets de filmagem de seu pai, Francis Ford Coppola (Tetro).

    Sobre a criação de seus roteiros, ela diz que tenta ser bem disciplinada durante o trabalho. "Eu acho muito difícil começar a escrever, (...) tirei um ano de férias após o fim de Maria Antonieta para ficar com minha filha e só depois disso pensei em escrever de novo", lembra a cineasta. Ela comenta que escreveu o roteiro de seu filme mais recente enquanto estava em Paris.

    A primeira ideia sobre Um Lugar Qualquer veio quando filmava um comercial. Ela quis escrever uma história simples sobre um cara comum em um momento normal de sua vida. "Eu estava curiosa sobre tentar escrever do ponto de vista de um homem", comenta.

    Para Sofia, escrever e dirigir fazem parte de um processo único e sua preferência reside apenas no tipo de personagem que aborda. "Eu me interesso por personagens que estejam em um momento de transição e autorreflexão (...) e também gosto de filmes em que personagens subestimados crescem muito após um incidente traumático", explica. Ela revela que prefere que seus diálogos não sejam improvisados. "É importante que eles permaneçam da forma como está escrito, para que eu não tenha que explicar coisas além do limite."

    Sofia aproveitou para falar do envolvimento da família em sua carreira. Sobre seu irmão Roman, produtor de Um Lugar Qualquer, e famoso por dirigir videoclipes, ela diz: "Ele sempre ajudou em todos meus projetos", confessa ela, que também teve todos seus filmes financiados pelo pai.

    Por fim, Sofia falou de suas memórias ao acompanhar Francis em suas filmagens: "Passar tempo em seus cenários foi a forma como aprendi a me aproximar das coisas à minha própria maneira. Ele sempre enfatizou que o mais importante em um filme é o roteiro e a atuação e acho que essa é a coisa mais importante que permaneceu na minha memória. Além disso, também nunca usar assistentes e sentar sempre próximo à câmera. Eu acho que hoje em dia muita gente fica em outra sala, atrás de um monitor, e acho que os atores apreciam quando você está lá."

    Um Lugar Qualquer estreia no Brasil em 28 de janeiro.