Sony vai pagar multa por inventar críticas
A Sony Pictures concordou em pagar US$ 325 mil em multas ao estado norte-americano de Connecticut, depois de admitir que criou falsas resenhas para alguns de seus próprios filmes.
Além de pagar as multas, segundo o procurador geral do Estado, a Sony concordou ainda em não inventar mais críticas de filmes, nem fazer comerciais em que os empregados do estúdio fingem serem espectadores de cinema.
O estúdio começou a ter suas atividades investigadas pelo Estado de Connecticut em junho do ano passado, depois de atribuir resenhas de filmes a um pequeno jornal do Estado, o Ridgefield Press.
"O que a Sony fez foi como ter um chef posando de crítico gastronômico e dando quatro estrelas de cotação para o seu restaurante", disse James Fleming, o comissário de proteção ao consumidor de Connecticut.
O Ridgefield Press não tinha conhecimento das resenhas que foram inventadas a respeito dos filmes Coração de Cavaleiro e O Animal e atribuídas ao crítico David Manning.
Após uma reportagem da revista Newsweek ter levantado a informação, em junho do ano passado, a Sony reconheceu ter inventado as críticas. Segundo a companhia, que afirma ter acabado com a prática, outros estúdios fazem o mesmo.