Sputnik se inspira em Alien e é filme imperdível de sci-fi com terror
O filme Sputnik, ficção científica russa inspirada no clássico Alien - O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott, promete ser assustador. Tanto que no seu país de origem se tornou um sucesso e bateu recordes de estreias dos últimos dois anos. Isso é sempre um bom sinal! Curioso? O Cineclick apresenta o filme pra você!
Trama
Sputnik se passa na década de 1980 e acompanha Tatiana Yurievna, uma médica com métodos controversos de trabalho que pode perder sua licença, mas sua carreira é salva quando as Forças Armadas a recrutam ara um trabalho nada agradável. Ela tem que avaliar o astronauta Konstantin Sergeyevich, que sobreviveu a um misterioso acidente espacial e voltou para Terra com algo vivendo dentro dele.
A criatura sai durante a noite, enquanto seu hospedeiro está dormindo. O Coronel Semiradov revela que Tatiana foi convocada para determinar como separar Konstantin da criatura, já que eles parecem ter desenvolvido uma relação completamente simbiótica.
A criatura vive no esôfago do cosmonauta e se beneficia de seus nutrientes, enquanto Konstantin tem uma recuperação impossível de seus ferimentos mortais.
Elenco e produção
Dirigido por Egor Abramenko em sua estreia como diretor, o longa é estrelado por Oksana Akinshina, de A Supremacia Bourne.
As principais tomadas do filme foram filmadas em Moscou no inverno de 2018–2019 e a maioria das cenas foram filmadas no Instituto Shemyakin-Ovchinnikov de Química Bioorgânica da cidade.
Personagens
- Oksana Akinshina como a médica Tatyana Yuryevna Klimova
- Fyodor Bondarchuk como Coronel Semiradov
- Pyotr Fyodorov como Konstantin
- Anton Vasiliev como Yan Rigel
- Vitaliya Korniyenko quando criança em um orfanato
- Aleksey Demidov como Kirill Averchenko
Curiosidades
- Sputnik é uma palavra associada à exploração espacial, pois foi o nome do primeiro satélite artificial colocado em órbita ao redor da Terra. É também a palavra russa para "companheiro" ou "companheiro de viagem".
- O Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur.
- Após seu lançamento em VOD na Rússia, o filme foi visto por mais de 1 milhão de pessoas, tornando-se o maior lançamento em todas as plataformas em dois anos.
- A maneira como os dragões de Komodo se movem se tornaram a principal referência visual para a criatura alienígena.
Lançamento
O filme chega aso cinemas brasileiros pela Playarte no dia 11 de fevereiro.