cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tarja Branca: Diretor espera que documentário provoque reflexão

    "Minha expectativa é que o filme consiga fazer todos pensarem em sua vida enquanto indivíduos", disse Cacau Rhoden
    Por Gustavo Assumpção
    08/06/2014

    O diretor Cacau Rhoden conversou com o Cineclick sobre o lançamento de seu novo filme, o documentário Tarja Branca: A Revolução Que Faltava, que chega com a promessa de promover uma discussão sobre a importância da brincadeira no cotidiano de crianças e adultos.

    Produzido pela Maria Farinha Filmes com o apoio do Instituto Alana, a obra foi realizada sem qualquer dinheiro público, nem captação por leis de incentivo. 

    "A Maria Farinha tinha o desejo de falar sobre os brincantes da cultura brasileira e também queria de alguma maneira discutir a importância da brincadeira na vida das crianças", revelou o diretor, que foi convidado para comandar o projeto.

    No documentário, o percurso é longo e passa por discussões importantes. A definição de brincadeira, a importância do lúdico, o modelo atual de educação escolar e as manifestações populares brasileiras estão lá, permeados por uma série de entrevistas de nomes como o escritor Marcelino Freire, o humorista José Simão e o ator Domingos Montagner.

    "São muitas vozes, muitas entrevistas, mas o trabalho foi muito coletivo. Cinema é uma arte coletiva".

    "A relação que eu tive com cada entrevistado me mudou para sempre. Elas foram muito generosos, abriram para a gente a sua intimidade, suas reflexões, seus sentimentos, suas emoções, pensamentos, indignações".

    Com estreia prevista para o próximo dia 19 de junho, feriado nacional, a promessa é de que o longa consiga tocar os espectadores.

    "Minha expectativa é que o filme consiga fazer todos pensarem em sua vida enquanto indivíduos, amigos, pais. Sou feliz no que faço? O que estou fazendo para me sentir feliz?".

    Assista ao trailer de Tarja Branca: