cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tatuagem – Filme nacional premiado estreia na Netflix

    Longa de Hilton Lacerda cai como uma luva no cenário político atual
    Por Sara Cerqueira
    07/12/2020

    Que tal fortalecer o cinema nacional e apreciar uma bela e comovente trama sobre o amor em épocas de repressão social? Tatuagem é a nova opção para cinéfilos amantes do cinema brasileiro, principalmente em períodos sombrios.

    Trama

    O drama brasileiro Tatuagem, dirigido por Hilton Lacerda, estréia no catálogo da Netflix nessa segunda-feira (07). O longa, premiado em vários festivais nacionais, retrata um grupo de artistas que tenta sobreviver com suas apresentações em plena ditadura militar.

    Em 1978, a expressão artística que explorava temas como sexualidade, nudez e relacionamentos era duramente reprimida e perseguida, por uma polícia militarizada e moralista. Clécio, interpretado por Irandhir Santos, é o líder do grupo de teatro e mantém um relacionamento com Paulete (Rodrigo Garcia). Após conhecer seu cunhado, conhecido como Fininha (Jesuíta Barbosa), Clécio se apaixona e passa a viver um relacionamento cercado por dúvidas e dilemas morais, uma vez que Fininha é militar.

    Abordagem intimista de temas sensíveis

    Repleto de sensibilidade e crítica sociais diversas, Tatuagem entrou na lista de melhores filmes brasileiros de todos os tempos após ser escolhido em 2013 pela Abbracine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). O longa é uma ótima escolha para cinéfilos que querem aproveitar um drama comovente e combativo, além de dar uma força pro cinema nacional.

    Premiações

    O longa foi agraciado em eventos nacionais e internacionais do audiovisual, levando prêmios como de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Figurino no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Melhor Design de Arte no festival Ibero-Americano de Cinema. 

     

    Veja também:

    Filmes nacionais que vão te dar orgulho de ser brasileiro

    Filmes nacionais para assistir no streaming 

    Confira 12 filmes nacionais que mereciam ganhar o Oscar