Tenet, novo filme de Nolan, é presente na volta aos cinemas
Tenet, novo filme de Christopher Nolan (Dunkirk), já está em cartaz nos cinemas. O longa foca no conceito de manipulação temporal e mistura elementos de espionagem com ficção científica.
Saiba mais sobre a obra:
Opinião
Sinopse
O Protagonista, armado com apenas uma palavra: "Tenet", luta pela sobrevivência de todo o mundo ao viajar por um obscuro mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real. Não é viagem no tempo, é inversão.
John David Washington, intérprete do personagem conhecido apenas como o Protagonista, diz que, embora "no seu cerne, Tenet conte a história de um homem tentando salvar o mundo, o filme desafia nossas formas tradicionais de interpretar o tempo, o que percebemos como sendo real, os comportamentos que aprendemos. Há muito mais acontecendo. Eu nunca tinha lido um roteiro ou visto algo assim antes. Ninguém viu. Chris encara de frente a maneira como entendemos a física do tempo, através das lentes deste personagem. Não sei qual é o fascínio dele pelo tempo, mas adoro como ele lida com isso em seus filmes".
Personagens
- Andrei Sator - Interpretado por Kenneth Branagh
- Kat - Interpretada por Elizabeth Debicki
- Priya - interpretada por Dimple Kapadia
- Neil - Interpretado por Robert Pattinson
- O Protagonista - Interpretado por John David Washington
Conheça os personagens
Origem do título
Tenet pode ser entendido de duas formas. A tradução significa dogma, o que faz muito sentido para ambas as forças que lidam com o tempo, que tratam a manipulação temporal quase como uma religião, mas também é um palíndromo, uma palavra que se pode ler da esquerda para a direita ou vice-versa, como o tempo no filme. A palavra em questão é "ten", dez em inglês, escrito duas vezes, em ambas direções. Dez é um número importante na narrativa, mas discutir isso seria spoiler.
O filme é baseado em teorias reais da física. "Curiosamente, verificou-se que a ideia de inverter o tempo não está fora do reino das possibilidades para os físicos modernos, considerando a lei da entropia que, nos termos mais básicos, estabelece que todas as coisas e situações tendem para a desordem. Todas as leis da física são simétricas - elas podem ir para frente ou para trás no tempo e serem as mesmas, exceto para a entropia", explica Nolan. "A teoria é que se você pudesse inverter o fluxo de entropia para um objeto, você poderia reverter o fluxo de tempo para esse objeto, de modo que a história do filme é fundamentada nos conceitos da física. Eu pedi ao físico Kip Thorne para ler o roteiro, e ele me ajudou com alguns dos conceitos, embora nós não tenhamos intenção de ser cientificamente precisos. Mas nos baseamos na ciência", afirma o cineasta.