cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    The Fifth Estate: Julian Assange reprovou Benedict Cumberbatch

    Ativista tentou convencer o ator a não realizar o filme sobre sua organização
    Por Ana Carolina Addario
    13/09/2013

    Dar vida no cinema a um personagem real que ainda vive e responde pelas consequências de seus atos aparentemente não traria nenhum perigo para um ator. Mas quando foi avisado de que inspiraria um filme sobre seu maior projeto, o WikiLeaks (orgão que publica documentos restritos de ordem política), o jornalista e ativista Julian Assange fez questão de alertar Benedict Cumberbatch (Além Da Escuridão - Star Trek) dos perigos de sua interpretação.

    Em entrevista ao jornal The Guardian, o ator relembrou as insistentes tentativas empregadas por Assenge de dissuadi-lo a participar do filme The Fifth Estate. "Foi extremamente prestativo e inteligente tudo o que ele considerou para me convencer de que não era moralmente correto fazer parte daquilo", afirmou Cumberbatch referindo-se a um email de dez páginas enviado pelo fundador do WikiLeaks, que chegou até a deixá-lo indeciso, mas não conseguiu convencê-lo.

    Julian Assange nunca escondeu sua oposição ao filme, que considera como propaganda negativa para si e para sua organização. "Ele se categoriza como um refugiado político e teme pela exposição da vida das pessoas envolvidas com o WikiLeaks, sobretudo as que ainda aguardam julgamento", disse Cumberbatch. O ator chegou a tentar uma réplica em defesa do filme elevando as conquistas de Assenge.

    Com direção de Bill Condon (saga Crepúsculo), The Fifth Estate estreia no Brasil em 25 de outubro de 2013.