cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tarantino: Blog rebate acusações do diretor

    Gawker Media foi processada pelo cineasta após divulgar o roteiro de The Hateful Eight, que seria seu próximo western
    Por Ana Carolina Addario
    28/01/2014

    O nível de chateação de Quentin Tarantino (Kill Bill) com o vazamento do roteiro de seu ex futuro western The Hateful Eight parece estar cada vez maior. Após o acontecimento que o fez desistir do filme, o diretor resolveu processar o blog que publicou o documento.

    Segundo o Hollywood Reporter, Tarantino abriu um processo referente aos direitos autorais da obra contra a Gawker Media, alegando que a rede de blogs foi responsável pela disseminação de seu roteiro. No documento, o cineasta questiona a natureza da produção jornalística do veículo.

    "Ao invés de apenas publicarem a notícia de que o roteiro estava circulando por Hollywood, a Gawker Media cruzou a linha ética do jornalismo para se promover como o primeiro veículo a ter acesso, ilegalmente, ao roteiro do filme", diz o documento, chamando o ato em questão de jornalismo predatório.

    Para quem não se lembra, Quentin Tarantino veio a público na última semana para denunciar o vazamento do roteiro de The Hateful Eight, projeto que viria a ser seu próximo western, não fosse a divulgação do documento. Na ocasião, o diretor afirmou que só havia enviado o roteiro para os agentes de Michael Madsen, Bruce Dern e Tim Roth, que estariam cotados para estrelar a história.

    [ATUALIZADO] Em sua defesa às acusações de Tarantino, a Gawker Media divulgou um comunicado delegando ao diretor a responsabilidade por chamar tanta atenção para o roteiro de The Hateful Eight.

    "Violação ao direito do contribuinte é uma teoria legal tradicionalmente aplicada a sites de compartilhamento de arquivos ou mecanismos de busca, plataformas que poderiam ameaçar os direitos autorais de alguma obra. Gawker e Defamer são sites de notícias, e a publicação do conteúdo está claramente relacionada aos interesses de nossos leitores. Até onde eu sei (mas não sou advogado!), nenhuma ação desta natureza já foi movida nos Estados Unidos contra uma companhia de comunicação. Vamos lutar contra isso", afirmou John Cook, editor da Gawker Media.

    E você, concorda com Quentin Tarantino ou com a Gawker Media?