The High Republic: Entenda o grande projeto de Star Wars

A leva de histórias abarca os livros e quadrinhos

28/02/2020 13h39 (Atualizado em 22/10/2020 12h45)

Por Alexandre Dias

Star Wars teve um belo projeto anunciado em 2020: The High Republic. A série de novas histórias na literatura e nos quadrinhos são focadas nos Jedis e já tiveram algumas publicações esse ano. Mas você sabe do que se trata? A gente explica:

Os guerrerios lendários da saga serão abordados em sua Era de Ouro, no auge da República. Isso significa que as novas tramas se passam muito tempo antes do surgimento da família Skywalker, mais especificamente 200 anos antes do filme Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma. A trilogia do início dos anos 2000 mostrava exatamente o final dessa era. 

Em termos de filmes, ao focar nessa Era a Disney abre caminho para novas histórias sem precisar mexer com tramas já existentes, afinal, esse período é pouco explorado em livros, séries e games e se torna terreno fértil para todo tipo de novo conteúdo sobre Star Wars. Vale lembrar que jogos e outras histórias da Velha República (Old Republic) se passam por volta de 4000 anos anos dos filmes, então High Republic está bem mais perto dos filmes em relação a esse outro período.

A série de livros tem um tom de faroeste, algo como acontece com a série The Mandalorian. Segundo idealizadores dessa nova leva de histórias, as fronteiras da República vão estar no centro das narrativas, o que, consequentemente, torna os jedis patrulheiros e protetores, do mesmo modo que os antigos xerifes agiam no Vellho Oeste. A diversidade em torno dos combatentes também é ressaltada, abrindo espaço para arcos de todos os tipos. 

Outro revelação da série The High Republic são os vilões. Os principais antagonistas fazem parte de um grupo de "vikings espaciais". Além disso, elementos frequentes do universo galáctico também são explorados, como contrabandistas e caçadores de recompensa. 

Como se pode perceber com essa ramificação inédita do mundo de Star Wars, a Lucasfilm não está poupando esforços. Vários criadores e escritores foram convocados para estruturar esse arco de tramas, portanto não são derivados com a função de cumprir tabela, é um grande projeto.

Já que a saga deve fazer uma pausa nas telonas, os resultados "alternativos", seja nas séries ou nos livros, provavelmente farão uma grande diferença nas telonas. THR, por exemplo, terá publicações em grandes empresas, como: Disney, Lucasfilm Press, Del Rey, IDW Publishing e a Marvel. Tudo conspirando para um incrível mundo novo baseado no universo de Star Wars.

O último filme da franquia a ser lançado foi Star Wars: A Ascensão Skywalker, que foi o responsável por encerrar a trajetória da família Skywalker nos cinemas. 

Conheça alguns dos títulos de Star Wars: The High Republic:

Star Wars: The High Republic: Light of the Jedi, de Charles Soule

Sinopse: 200 anos antes de Star Wars: A Ameaça Fantasma, na era da gloriosa Alta República, os sábios e nobres Cavaleiros Jedi precisam enfrentar uma assustadora ameaça para eles, a galáxia e a própria Força...


Star Wars: The High Republic: A Test of Courage, de Justina Ireland

Sinopse: Um acidente com uma nave transportadora no hiperespaço faz a jovem jedi Vernestra Rwoh e o filho de um embaixador terem o desafio de sobreviver em uma lua de selva.


Star Wars: The High Republic: Into the Dark, de Claudia Gray

Sinopse: O padawan Reith Silas está sendo enviado da capital cosmopolita de Coruscant para a fronteira - e ele não poderia estar mais insatisfeito com isso. Porém, um acidente no hiperespaço faz ele e sua companhia pararem em uma estação espacial abandonada. Estranhos segredos sobre o local começam a ser revelados...

 

Veja o trailer do projeto: 

 

Veja também: 

John Boyega diz que voltaria a Star Wars de forma diferente

Star Wars: As melhores lutas de sabre de luz da franquia


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus