The Purge: Mergulhe nos filmes e séries de Uma Noite de Crime

O próximo longa sobre o Expurgo está confirmado

22/06/2020 18h30

Por Alexandre Dias

Em 2013, uma das franquias mais bem-sucedidas de terror misturado à crítica social surgiu nos cinemas: Uma Noite De Crime. The Purge no original, a saga trouxe vários longas às telonas e uma série de TV, além de projetos futuros já confirmados. 

A premissa básica envolve uma medida do governo dos Estados Unidos em que em um dia do ano os homicídios são descriminalizados, com a justificativa de ser uma forma da população "extravasar" as suas angústias. Com a proposta que permite diversas abordagens e os orçamentos reduzidos das produções, a marca caiu com tudo no gosto do público.

O último filme da série, A Primeira Noite De Crime, chega à plataforma de streaming da Amazon Prime Video na próxima terça-feira (23), então para você aquecer a sua maratona vamos mergulhar a fundo em tudo o que já foi feito da franquia: 

Primeiros filmes

Dirigido e escrito por James DeMonaco, um dos principais nomes à frente da franquia até hoje, Uma Noite De Crime foi um estrondo de bilheteria: o filme custou US$ 3 milhões e arrecadou ao redor do mundo mais de US$ 89 milhões. 

Com Ethan Hawke (A Entidade) e Lena Headey (Game of Thrones) formando a dupla protagonista, a trama traz o clássico estilo de terror domiciliar, em que o foco é uma família específica e com várias edições do Expurgo ocorridas. O pano de fundo vasto da premissa acabou por dar origem a um universo repleto de possibilidades. 

A crítica à violência na sociedade norte-americana também é colocada de modo muito eficiente na história, sem precisar recorrer a um discurso didático. Juntamente com o clima de tensão daquele mundo macabro - com a contribuição das famosas máscaras dos grupos homicidas -, o sucesso fez com que as sequências fossem lançadas logo em seguida. 

Em 2014 e 2016, Uma Noite De Crime: Anarquia e 12 Horas Para Sobreviver – O Ano Da Eleição, respectivamente, foram lançados. Além da expansão da saga para diversos anos do Expurgo, esses dois longas trouxeram um dos personagens "clássicos" desse universo: Leo Barnes (Frank Grillo). 

Em Anarquia, ele é um policial à procura de vingança e no segundo ele é segurança de uma senadora. A tensão presente na história ficou menos confinada nesses dois projetos e passou a flertar com a empolgação da ação no meio urbano. O caráter político, como o título de O Ano da Eleição confirma, também elevou a sua importância, algo que se consolidou no seu sucessor. 

Últimos projetos

O lançamento cinematográfico mais recente da franquia é A Primeira Noite De Crime, que como o próprio nome diz, é a origem de tudo. Portanto, o debate moral e político do Expurgo é o mais assíduo de toda a saga, além de ser o principal condutor dos acontecimentos e da tensão da história. 

Esta foi a única produção da franquia que não contou com a direção de James DeMonaco, que por outro lado continuou assinando o roteiro. Quem a ocupou foi Gerard McMurray (Além da Imaginação). 

A Primeira Noite De Crime foi lançado em 2018, o mesmo ano da estreia da série baseada nos filmes, The Purge. O criador desse último projeto também foi DeMonaco. 

Essa migração de mídias foi um movimento natural, pois como pode-se perceber a franquia cinematográfica tem o caráter episódico, algo que a série absorveu. No entanto, isso não durou muito; após a segunda temporada a produção televisiva foi cancelada. 

Futuro da franquia

O quinto longa da saga, The Forever Purge, chegaria aos cinemas em julho desse ano, mas foi adiado por tempo indeterminado devido à pandemia de coronavírus (via Hollywood Reporter). 

Mesmo com a estreia marcada antes do cancelamento da estreia, pouco se sabe sobre a trama, a não ser que deve ser o último filme da franquia. O diretor do projeto é Everardo Gout (Snowpiercer), enquanto DeMonaco volta ao roteiro. 

 

Nesta matéria você leu sobre: Uma Noite De Crime, Uma Noite De Crime: Anarquia, 12 Horas Para Sobreviver – O Ano Da Eleição, A Primeira Noite De Crime, A Entidade

Veja também: Pânico: A trajetória da franquia de terror até o novo filme


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus