cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    The Wind Rises: Veja o cartaz do último filme de Hayao Miyazaki

    Após trabalhar em outros dez filmes, longa encerra a carreira do diretor
    Por Gustavo Assumpção
    07/11/2013

    Após anunciar sua aposentadoria no último Festival de Berlim, em setembro, o diretor Hayao Miyazaki se prepara para o lançamento mundial de seu último trabalho. Mais conhecido por A Viagem De Chihiro, ganhador do Oscar de Melhor Animação em 2003, o cineasta lança nos próximos meses a aventura The Wind Rises, baseado em uma história real.

    A animação acompanha a trajetória de Jiro Horikoshi, um dos maiores projetistas da história da aeronáutica japonesa. Quando criança, ele sonhou que voava em um avião em formato de pássaro e isso o levou a dedicar toda a sua vida para cumprir esse objetivo. Em sua jornada conhece a bela Naoko, por quem acaba desenvolvendo um amor de décadas.

    Miyazaki também é o responsável por vários outros filmes de sucesso como Ponyo - Uma Amizade Que Veio Do Mar e O Castelo Animado. Também é de sua autoria o sucesso Princesa Mononoke, uma das maiores bilheterias de todos os tempos no Japão.

    The Wind Rises dividiu opiniões em sua estreia na Terra do Sol Nascente. Muitos o acusaram de romantizar o militarismo, algo que o diretor negou prontamente. Miyazaki é totalmente contra o investimento na área, tanto que chegou a escrever um artigo em um jornal japonês onde alerta para o risco de seu país alterar a constituição pacifista, vontade do atual primeiro-ministro Shinzo Abe.

    Veja o cartaz:

    The Wind Rises