Tilda Swinton: as mil faces da atriz que completa 60 anos

Atriz britânica é uma verdadeira camaleoa nas telonas

05/11/2020 10h00

Por Thamires Viana

Tilda Swinton, a atriz mais camaleoa do cinema, completa 60 anos de idade nesta quinta-feira (05). Com um talento inegável para a sétima arte, a britânica costuma fazer caracterizações radicais nos filmes em que atua, quase sempre aparecendo irreconhecível nas telonas.

Melhor amiga das equipes de cabelo e maquiagem de Hollywood, a atriz chocou o público com sua mudança em Suspíria - A Dança Do Medo, além de aparecer bem diferente em O Grande Hotel Budapeste e As Crônicas De Nárnia.

Para celebrar o aniversário da atriz, relembre algumas de suas (muitas) transformações:

Orlando, A Mulher Imortal

Tilda Swinton em Orlando (1993)

No longa de 1993, adaptação de romance de Virginia Wolf dirigida por Sally Potter, a atriz não fica totalmente irreconhecível, mas se transforma com cabelos ruivos e muitas roupas de época. Na trama, o nobre Orlando é condenado pela rainha Elizabeth I a permanecer jovem para sempre. Atravessando séculos, Orlando experimenta muitas vidas, sentimentos, medos, parcerios e até mesmo mudanças de gêneros.

As Crônicas De Nárnia: O Leão, A Feiticeira E O Guarda-roupa

Tilda Swinton em Nárnia

Na admirada franquia, Tilda viveu Jadis, a Feiticeira Branca de Nárnia, que aparece sempre de forma majestosa, trabalho de uma caracterização impecável! Na trama, os irmãos Peter, Susan, Edmund e Lucy são separados dos pais em meio aos ataques nazistas a Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Eles são mandados para o interior da Inglaterra e lá descobrem um guarda-roupa mágico que leva ao maravilhoso mundo de Nárnia, onde vivem criaturas fantásticas e muitas aventuras.

Doutor Estranho

Tilda Swinton em Doutor Estranho

Tilda também marca presença no Universo Cinematográfico da Marvel, mas, claro, com uma personagem bem enigmática em Doutor Estranho. Para viver a Anciã, ela passou por uma transformação radical ao raspar os cabelos. Na história, Doutor Estranho é um bem sucedido e arrogante cirurgião de Nova York, que entra em desespero depois de sua carreira ser destruída por um acidente de carro que destrói suas mãos. Quando esgota seu dinheiro e opções, decide viajar ao Nepal em busca de uma cura espiritual, mas o que encontra abre sua mente de maneiras nunca imaginadas e o colocam no caminho para tornar o Mago Supremo da Marvel.

Amantes Eternos 

Tilda Swinton em Amantes Eternos

Ela também já foi uma vampira rockstar no longa dirigido por Jim Jarmusch. Para viver Eve, a atriz passou por mudanças usando aplique capilar e dentário. Ao lado de Tom Hiddleston, Tilda estrela a história de amor entre dois vampiros muito antigos e imortais que estão cansados com a evolução da humanidade. Há séculos vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que será abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula de Eva, a jovem Ava (Mia Wasikowska). 

Suspíria - A Dança Do Medo

Tilda Swinton em Suspiria

Calma, não erramos a foto e, sim, é mais uma das faces de Tilda Swinton! No remake do terror lançado em 2018, ela aparece completamente irreconhecível! A transformação para o Dr. Jozef Klemperer foi tão impressionante que na época do lançamento muitos se perguntaram quem era o tal ator, mas ela acabou confessando meses depois. Na trama, ela interpreta também a Madame Blanc, mentora de Susie Bannion, uma jovem bailarina americana que vai para a prestigiada Markos Tanz Company, em Berlim, e enfrenta suspeitas obscuras e ameaçadoras sobre o local. 

Descompensada

Tilda Swinton em Descompensada

Na comédia de 2015, vemos Tilda com um visual bem diferente do que estamos acostumados. Ela, que está sempre por trás de papéis místicos, aparece como Dianna, a rica editora de uma revista que tem a futilidade como seu maior dom. Na trama estrelada por Amy Schumer, uma mulher tem uma vida amorosa cheia de problemas. Ela não consegue manter um relacionamento estável, mas tudo isso pode mudar quando ela conhece um médico que lhe parece ser o cara ideal.

Expresso Do Amanhã

Tilda Swinton em Expresso do Amanhã

Outra caracterização da atriz que deu o que falar foi no longa de Joon-ho Bong estrelado pro Chris Evans. A dentadura, os óculos e o corte de cabelo deixaram a atriz completamente irreconhecível! Sem falar dos trejeitos e sotaque adotado por ela na trama. Na história, um experimento para impedir o aquecimento global falha e uma nova era do gelo toma conta do planeta. Os únicos sobreviventes da Terra estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer, um trem que roda o planeta acompanhando o sol e evitando o frio congelante do lado de fora.

O Grande Hotel Budapeste

Tilda Swinton em O Grande Hotel Budapeste

Claro que teríamos uma versão idosa de Tilda Swinton na lista. E não, não é o efeito de um aplicativo! No longa de Wes Anderson, ela vive Madame D., e a excelente caracterização repleta de detalhes deixou a atriz realmente convincente como uma mulher idosa. Na trama, durante o período entre as duas guerras mundiais, um concierge de um famoso hotel na Europa faz amizade com um jovem empregado. Os dois se envolvem no roubo de uma pintura renascentista inestimável e na batalha por uma fortuna de família. 

Veja também:

Atores que ficaram irreconhecíveis em seus papéis


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus