TIRADENTES 2011: Os Residentes se consagra na mostra mineira
Chegou a hora de Os Residentes. Depois de sua passagem conturbada pelo Festival de Brasília, o longa-metragem de Tiago Mata Machado sagrou-se o grande vencedor da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
Tanto o júri da crítica quanto o júri jovem, formado por estudantes universitários, escolheram o filme. “Me sinto meio constrangido nessa situação. Meu filme já tem discurso demais. Dois prêmios é demais para mim”. O prêmio para Os Residentes chega pouco antes de o filme ser exibido no Festival de Berlim, em fevereiro.
O júri da crítica justificou o prêmio pelo filme se manter “ao espírito inovador e subversivo da Mostra Aurora, ousadia de um cinema provocativo e esteticamente ambicioso que interpela o espectador a questionar certos parâmetros da arte contemporânea”.
Com referências ao cinema de Jean-Luc Godard e diálogos com as artes plásticas, Os Residentes se passa em uma zona autônoma, uma casa na qual vivem algumas pessoas. Lá dentro, o modo de vida dos moradores começa a extrapolar, politicamente, os limites da residência.
Os Residentes foi exibido na sessão de quinta-feira (27/1), que ficou conhecida de “curto-circuito” por reunir três longas-metragens radicais na sequência: o filme de Mata Machado, Os Montros e Santos Dumont – Pré-Cineasta?.
Confira todos os vencedores da Mostra de Tiradentes
Júri da Crítica
Melhor Longa-metragem – Mostra Aurora
Melhor Curta-metragem – Mostra Foco
Vó Maria, de Thomas von der Osten
Júri Popular
Melhor Curta-metragem
Traz Outro Amigo Também, de Frederico Cabral
Melhor Longa-metragem
Solidão e Fé, de Tatiana Lohmann
Júri Jovem
Os Residentes, de Tiago Mata Machado
- Os Residentes é selecionado para mostra Foco do Festival de Berlim
- Celso Sabadin comenta linguagem de Os Residentes
- Santos Dumont faz releitura poética de pioneiro da aviação
- Os Monstros traz cooperativismo cearense em filme jovial
- Sessões gratuitas são atrativo para público da cidade
- Porto das Caixas, a obra-prima de Paulo Cezar Saraceni