Todas as versões da Família Addams
Não há ninguém por aí que nunca tenha ouvido falar na Família Addams. Mas não à toa, afinal, a franquia criada pelo cartunista Charles Addams, cujo intuito era desenvolver uma sátira das famílias americanas dos anos 1920, ganhou o mundo graças a diversas versões, tanto para a televisão, cinema, para crianças e para adultos.
Originada no mundo dos pomposos quadrinhos da revista New Yorker, desde os anos 1930 que o mundo passou a conhecer essa excêntrica família — que não é nada assustadora, apenas um pouco… diferente. É simplesmente uma família elegante que não se importava com a opinião dos outros — valores que poderíamos muito bem aderir.
As aventuras da família composta por Gomez, Mortícia, Wandinha e Feioso eram publicadas em formato de HQ com tirinhas. Logo em seguida passou para a televisão. Mas somente com a morte do seu criador, no final dos anos 1980, é que a franquia explodiu graças a uma famosa adaptação para os cinemas, estrelada por Anjelica Huston e Raúl Júlia.
E com um novo público fã de A Família Addams 2, nova animação da franquia, o Cineclick traz aqui todas as versões dessa família para você conhecer ou redescobrir. Confira!
Na televisão
Após a Família Addams conquistar os leitores da respaldada New Yorker, em 1964 o título recebeu uma adaptação para a TV. Exibida pela rede ABC, David Levy criou, adaptou, dirigiu e escreveu os episódios de duas temporadas da produção — exibida no Brasil pela TV Rio, Rede Globo, TV Record, Nickelodeon, Multishow e Rede Brasil.
Nesta versão, o casal Gomez e Mortícia Addams foi interpretada por John Astin (pai de Sean Astin, de O Senhos dos Anéis) e Carolyn Jones. Após duas temporadas, a série também ganhou um especial de Halloween em formato de telefilme.
Somente no começo dos anos 2000 que, novamente, a família regressou para o universo dos sitcoms, graças à The New Addams Family, que foi co-produzida pelos Estados Unidos e Canadá simultaneamente, indo ao ar no Brasil pelo Canal FOX.
Primeira leva animada
Ainda nos anos 1960, a família mais excêntrica ganhou uma participação especial em um dos episódios do desenho animado de O Scooby-Doo.
O sucesso do especial foi tanto, que David Levy fechou um contrato com a Hanna-Barbera e produziu dezesseis episódios animados do título em 1973.
Volta e meia, uma nova leva de episódios voltava a ser produzida para a televisão, em formato animado. Durante os anos 1990, mais duas temporadas do desenho também foram exibidas.
Cinema
Foi somente durante os anos 1990 que, finalmente, a família excêntrica mais famosa da cultura pop estreou — com sucesso — nos cinemas.
Graças a um elenco de peso, composto por Raul Júlia, Anjelica Huston, Christopher Lloyd e Christina Ricci, e uma história levemente diferente daquela vista anteriormente, tanto nas animações, como para a série em live-action, A Família Addams (1991) explodiu nos cinemas. O longa rendeu até mesmo uma indicação ao Globo de Ouro para Anjelica Huston.
Por isso, mais outra nova versão com o mesmo elenco foi produzida: A Família Addams 2 (1993). Uma terceira versão chegou a entrar em pré-produção, mas com o falecimento de Rául Júlia, em 1994, o título foi engavetado.
Após 26 anos desde o último filme, A Família Addams retornou aos cinemas em 2019. Desta vez, em uma versão animada. Com vozes de Oscar Issac, Charlize Theron e Chloë Moretz, a animação arrecadou mais de U$ 203.7 milhões.
Com esses números, nada mais justo que um segundo filme fosse produzido: A Família Addams 2: Pé na Estrada.