cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tom Cruise vai interpretar mágico herói da Segunda Guerra

    Por Da Redação
    01/02/2001

    A história do mágico britânico cujos truques fantásticos enganaram os nazistas e salvaram milhares de vidas na Segunda Guerra Mundial será imortalizada nas telas pelo astro Tom Cruise.

    O ilusionista Jasper Maskelyne nunca empunhou uma arma sequer durante uma batalha, mas seus truques mirabolantes tiveram um papel fundamental na vitória dos aliados na África.

    Maskelyne, entre muitos de seus triunfos, fez desaparecer o canal de Suez e criou a ilusão de exércitos e navios couraçados, enganando dessa forma as tropas alemãs lideradas pelo general Erwin Rommel, e levando-as a bater em retirada.

    A Paramount Pictures anunciou nesta semana que planeja passar para o cinema a vida de Maskelyne baseada no livro O Mágico da Guerra, do escritor norte-americano David Fisher.

    O mágico foi encarregado de comandar a Unidade de Camuflagem dos Engenheiros Reais, sendo enviado para o Egito, onde realizou algumas de suas ilusões.

    Ao receber a tarefa de evitar que os alemães bombardeassem o porto de Alexandria, o mágico montou a cinco quilômetros do local um cenário com a mesma iluminação usada no porto, o que acabou confundindo os pilotos nazistas.

    Quanto ao "sumiço" do canal de Suez, Maskelyne instalou várias luzes estroboscópicas giratórias para despistar os pilotos.

    No entanto, a maior façanha de Maskelyne aconteceu em 1942, quando ele conseguiu com êxito convencer o general alemão Rommel que a Oitava Brigada do exército britânico estava no sul do deserto egípcio, pronta para o ataque de Alamein, em vez de estar no norte.