TOP 6 - Adaptações de livros e quadrinhos nacionais
A Marvel e a DC são fontes de inspiração para grandes projetos de Hollywood, mas o Brasil também tem um acervo rico de quadrinhos e livros. Essas obras deram origem a filmes espetaculares. No nosso clássico top 6, trouxemos algumas dessas produções.
Confira:
6 - Tungstênio
A HQ de Marcello Quintanilha traz uma discussão ambiental importante, que foi levada para o filme de Heitor Dhalia. Na trama, algumas pessoas começam a usar explosivos para pescar na orla de Salvador, na Bahia. Para evitar esse crime, um sargento do exército, um policial com sua esposa e um traficante farão de tudo para impedir a ação.
O elenco do longa conta com nomes como Fabrício Boliveira (Eduardo E Mônica), Milhem Cortaz (Tropa de Elite) e Jamile Alves (Ó Paí, Ó).
O longa do livro clássico de Érico Veríssimo é o mais épico da lista. A trama mostra a origem do Sul do Brasil, por meio da história das famílias Terra Cambará e Amaral.
O time de atores é recheado de estrelas, como: Fernanda Montenegro (Central do Brasil), Thiago Lacerda (Se Eu Fosse Você), Cleo (Operações Especiais) e Marjorie Estiano (Paraíso Perdido).
4 - O Doutrinador
Os super-heróis também estão no Brasil! A história traz o vigilante do título, que combate políticos corruptos. O protagonista é interpretado por Kiko Pissolato (Os Dez Mandamentos: O Filme).
O Doutrinador foi criado nos quadrinhos por Luciano Cunha. O personagem fez barulho entre os fãs, principalmente pelo motivo de misturar o universo heroico à realidade do Brasil.
3 - Tropa De Elite
O sucesso de José Padilha procura imprimir o dia a dia do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Essa rotina foi retratada no livro original por policiais que foram do esquadrão.
No longa, Wagner Moura é o Capitão Nascimento, membro do BOPE que decide sair da corporação. Para isso, ele terá que treinar alguns recrutas para encontrar um substituto.
Símbolo da cultura nacional criado por Mauricio de Sousa, o grupo mirim gerou um filme nostálgico e divertido. A inspiração para o longa em si foi a graphic novel de mesmo nome, escrita por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.
A trama mostra Mônica (Giulia Benitte), Cascão (Gabriel Moreira), Magali (Laura Rauseo) e Cebolinha (Kevin Vechiatto) à procura de Floquinho, cãozinho que está perdido.
1 - Cidade De Deus
Um dos maiores filmes do Brasil veio do livro de Paulo Lins, adaptado com maestria pelo diretor Fernando Meirelles. De forma realista, o longa retrata o início do crime organizado na comunidade do título.
Em 2004, o filme foi indicado ao Oscar em quatro categorias - Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone).
Neste top 6 você leu sobre: Tungstênio, O Tempo E O Vento, O Doutrinador, Tropa De Elite, Turma Da Mônica - Laços, Cidade De Deus.
Veja também:
Cidade de Deus: 18 anos do filme que marcou o cinema nacional