cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    TOP 6 - Adaptações de livros e quadrinhos nacionais

    Tropa de Elite e Cidade de Deus estão entre as obras de sucesso em várias mídias
    Por Alexandre Dias
    24/09/2020

    A Marvel e a DC são fontes de inspiração para grandes projetos de Hollywood, mas o Brasil também tem um acervo rico de quadrinhos e livros. Essas obras deram origem a filmes espetaculares. No nosso clássico top 6, trouxemos algumas dessas produções.

     

    Confira:

    6 - Tungstênio 

    A HQ de Marcello Quintanilha traz uma discussão ambiental importante, que foi levada para o filme de Heitor Dhalia. Na trama, algumas pessoas começam a usar explosivos para pescar na orla de Salvador, na Bahia. Para evitar esse crime, um sargento do exército, um policial com sua esposa e um traficante farão de tudo para impedir a ação.

    O elenco do longa conta com nomes como Fabrício Boliveira (Eduardo E Mônica), Milhem Cortaz (Tropa de Elite) e Jamile Alves (Ó Paí, Ó).

     

    5 - O Tempo E O Vento 

    O longa do livro clássico de Érico Veríssimo é o mais épico da lista. A trama mostra a origem do Sul do Brasil, por meio da história das famílias Terra Cambará e Amaral.

    O time de atores é recheado de estrelas, como: Fernanda Montenegro (Central do Brasil), Thiago Lacerda (Se Eu Fosse Você), Cleo (Operações Especiais) e Marjorie Estiano (Paraíso Perdido).

     

    4 - O Doutrinador 

    Os super-heróis também estão no Brasil! A história traz o vigilante do título, que combate políticos corruptos. O protagonista é interpretado por Kiko Pissolato (Os Dez Mandamentos: O Filme).

    O Doutrinador foi criado nos quadrinhos por Luciano Cunha. O personagem fez barulho entre os fãs, principalmente pelo motivo de misturar o universo heroico à realidade do Brasil. 

     

    3 - Tropa De Elite 

    O sucesso de José Padilha procura imprimir o dia a dia do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Essa rotina foi retratada no livro original por policiais que foram do esquadrão.

    No longa, Wagner Moura é o Capitão Nascimento, membro do BOPE que decide sair da corporação. Para isso, ele terá que treinar alguns recrutas para encontrar um substituto.

     

    2 - Turma Da Mônica - Laços 

    Símbolo da cultura nacional criado por Mauricio de Sousa, o grupo mirim gerou um filme nostálgico e divertido. A inspiração para o longa em si foi a graphic novel de mesmo nome, escrita por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.

    A trama mostra Mônica (Giulia Benitte), Cascão (Gabriel Moreira), Magali (Laura Rauseo) e Cebolinha (Kevin Vechiatto) à procura de Floquinho, cãozinho que está perdido. 

     

    1 - Cidade De Deus 

    Um dos maiores filmes do Brasil veio do livro de Paulo Lins, adaptado com maestria pelo diretor Fernando Meirelles. De forma realista, o longa retrata o início do crime organizado na comunidade do título. 

    Em 2004, o filme foi indicado ao Oscar em quatro categorias - Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone).

     

    Neste top 6 você leu sobre: Tungstênio, O Tempo E O Vento, O Doutrinador, Tropa De Elite, Turma Da Mônica - Laços, Cidade De Deus.

    Veja também: 

    Cidade de Deus: 18 anos do filme que marcou o cinema nacional

    Tropa de Elite e seu legado para o cinema nacional

    Tudo sobre cinema nacional