Top 6 - Filmes do diretor Christopher Nolan

Cineasta já fez de tudo, desde dramas imaginativos a um épico de guerra

22/10/2020 09h30

Por Daniel Reininger

Não há dúvida de que Christopher Nolan (Interestelar) não é apenas um dos melhores cineastas da atualidade, mas também um dos mais ousados. Seus filmes possuem muitos aspectos em comum, mas talvez sua maior obsessão seja com o tempo e a percepção do público. O cineasta já fez de tudo, desde dramas imaginativos, adaptações de quadrinhos e até um épico de guerra, sempre com qualidade incontestável e muita atenção à forma da narrativa e não apenas na história contada. Confira os melhores filmes dele:

6. O Grande Truque

Uma história que funciona como metáfora para a temática do filme. É sobre mágicos rivais, mas sua narrativa surpreende como um truque de mágica. Ambientado no século 19, em Londres, a trama segue Rupert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale), dois mágicos cuja amizade vira rivalidade quando disputam alguns segredos relacionados à magia. A rivalidade torna-se tão intensa que eles acabam tomando atitudes drásticas, que marcam suas vidas para sempre.

5. Insônia

É um dos melhores filmes de detetive graças a seus protagonistas. Traz ótima interação entre os personagens, sem diferenciar herói e vilão. Na trama, o detetive Will Dormer (Al Pacino) foi enviado para uma pequena cidade do Alasca para investigar o assassinato de uma adolescente. Acidentalmente, durante uma perseguição, o parceiro de Dormer, Hap (Martin Donovan), é morto. O principal suspeito é o romancista Walter Finch (Robin Williams), que vive isoladamente e parece sentir um estranho prazer em atormentar Dormer. O problema é que, além de ter de solucionar um crime, agora o detetive passa a ter de conviver com a confusão de sentimentos e a culpa pelo incidente. Para piorar a situação, ele começa a ser chantageado por Finch, que consegue ser tão cruel quanto inteligente. 

4. A Origem 

O conceito de sonho versus realidade é explorado de forma muito interessante. Há alguns momentos incríveis e icônicos na inovadora obra. Na trama, Don Cobb (Leonardo DiCaprio) é especialista em invadir a mente das pessoas a fim de roubar segredos do subconsciente. As habilidades singulares de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como uma chance para se redimir, Cobb terá de, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los. Seria um crime perfeito, mas nenhum planejamento pode preparar a equipe para enfrentar o perigoso inimigo que parece adivinhar seus movimentos. Apenas Cobb é capaz de saber o que está por vir.

3. Batman - O Cavaleiro Das Trevas 

O longa tem momentos inesquecíveis e algumas das melhores atuações dos filmes de super-herói. É considerada por muitos a melhor adaptação de HQs. Dois anos depois, com a presença de Batman (Christian Bale) para defender os moradores de Gotham City, os criminosos têm muito o que temer. O Homem-Morcego, com a ajuda do tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), lutará contra o crime organizado, comandado por um misterioso e histriônico criminoso, o Coringa (Heath Ledger).

2. Dunkirk 

A produlão acerta ao colocar o espectador no meio da ação da Segunda Guerra. É uma conquista visual fantástica e impactante. A trama acompanha a evacuação militar britânica da cidade francesa de Dunquerque, em 1940, e da Operação Dínamo, que resgatou mais de 300 mil soldados em 800 navios enquanto as tropas aliadas estavam cercadas pelo exército alemão. O exército inglês calculava que apenas 25% das tropas Aliadas conseguiria sair do cerco, mas a operação conseguiu tirar mais de 330 mil homens das forças da França, do Reino Unido, da Bélgica e da Holanda em um dos momentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial.

1. Amnésia

O filme mudou o cinema e criou o estilo de narrativa de Nolan. É inovador ao combinar um tema impactante e técnicas cinematográficas. A narrativa começa com um homem levando um tiro na cabeça. O filme retrocede: a bala volta ao revólver, a cabeça da vítima se refaz, a pessoa com a arma na mão é um homem determinado a vingar a morte de sua esposa. Assim começa Amnésia, a história de Leonard (Guy Pearce), um rapaz que perde a memória depois que sua mulher é assassinada. Suas lembranças se restringem a um curto espaço de tempo. Para descobrir o assassino, ele recorre a anotações em papéis, tatuagens em seu corpo e fotos feitas com uma Polaroid. Com a ajuda da misteriosa Natalie (Carrie-Anne Moss), ele irá descobrir verdades terríveis sobre sua identidade e sobre o assassinato.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus