Top 6: Filmes imperdíveis do Cinema Negro para ver no streaming
Nas últimas semanas, o mundo inteiro foi tomado por manifestações contra o racismo que tiveram início após a morte de George Floyd, um homem afro-americano assassinado em Minneapolis por um policial branco. O assunto repercutiu e milhares de pessoas foram às ruas pedir justiça e o fim da repressão policial.
Nos cinemas, o racismo é um assunto abordado há décadas com filmes que reacendem a discussão e questionam a posição do negro na sociedade. Alguns também usam sua linguagem para explicar a origem de movimentos como Black Lives Matter e a luta de ativistas da causa como Martin Luther King e Malcolm X.
Separamos seis filmes do cinema negro disponíveis no streaming para entender melhor o assunto.
Confira:
6 - Corra!
Um jovem afro-americano é convidado para conhecer a família de sua namorada caucasiana. Entretanto, o comportamento estranho, e a abundância de atenção que recebe, acaba fazendo com que ele desconfie deles. Com razão, o rapaz descobre que aquelas pessoas escondem um segredo bastante perturbador.
Com apenas 16 anos, Starr Carter é uma jovem negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. A garota deverá testemunhar no tribunal por ser a única pessoana cena. Mesmo sofrendo chantagens, ela pretende dizer toda a verdade.
4 - Selma
Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr (David Oyelowo). A história acompanha as marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma (estado do Alabama) até a capital Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.
Sal, um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria no Brooklyn com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Com predominância de negros e latinos, o local é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal decora seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele.
Dirigido por Spike Lee, o filme retrata a história real de Ron Stallworth (John David Washington) - primeiro detetive afro-americano da Polícia de Colorado Springs, nos anos 1970. Em um tempo de grande agitação social e luta por direitos civis, Stallworth destaca-se por sua coragem ao corajosamente se incluir em uma missão perigosa: infiltrar-se na Ku Klux Klan.
O longa acompanha a história do assassinato de três civis pela organização racista Ku Klux Klan, em 1964. Investigando o desaparecimento dos três ativistas do movimento negro estão agentes do FBI Rupert Anderson (Gene Hackman), mais velho e experiente, e Alan Ward (Willem Dafoe), jovem e idealista. Poucas pessoas se dispõem a ajudar nas investigações e aquelas que contam algo aos agentes são ameaçadas ou espancadas.