cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    TOPCine: Saiba quem são os 10 professores mais marcantes do cinema

    Por Da Redação
    15/10/2010

    Nesta sexta-feira (15/10) é Dia do Professor. Pensando nisto, o Cineclick fez uma lista com os dez professores mais marcantes do cinema. Escolhemos histórias dramáticas, mas demos espaço para comédia. Acima de tudo, separamos os personagens que trazem lições que vão além da sala de aula. Confira:







    10º) O professor Artur (Caio Blat), de As Melhores Coisas do Mundo, é essencial na orientação dos alunos. Na escola, o inferno é cotidiano. Eles sofrem com a disputa que existe entre eles mesmos. No entanto, Artur está lá para incentivá-los a não se conformarem, a questionarem e irem atrás dos seus sonhos. Ele é tão carismático e faz tudo ser tão real que desperta a paixão das menininhas da escola.







    9º) Na franquia Harry Potter, a figura enigmática de Dumbledore (interpretado por Richard Herris e Michael Gambon), diretor da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts, é essencial para os caminhos traçados por Harry (Daniel Radcliffe). Apesar de muito misterioso e, às vezes, maluco, o diretor sempre tenta guiar todos os jovens bruxos do mundo mágico. Com Harry, a relação é um pouco mais profunda, mas cheia de amor, compreensão, confiança e respeito.





    8º) De professor, Dewey Finn (Jack Black) não tem nada. Mas, em Escola de Rock, ele foi demitido da banda e precisa de dinheiro para pagar as contas, acaba aceitando um convite para substituir um professor no lugar de Ned (Mike White), seu colega de quarto. Seu comportamento excêntrico até desconfia os alunos, mas Mr. S, como é chamado na escola, convence os pequenos a ingressarem em um projeto secreto: um show de rock. Mesmo sem diploma ou licença para ensinar, Mr. S mostra para todos que a formação escolar não precisa ser tão convencional e gostar de rock é uma arte.





    7º) Na dramática vida de Claireece (Gabourey Sidibe), de 16 anos, nada parece ter sentido, nem mesmo um futuro. Preciosa é obesa, analfabeta, violentada sexualmente por sua mãe e seu pai, com quem tem dois filhos. Como se não bastasse, a agressão física também é contínua. Quando é convidada pela senhorita Rain (Paula Patton), professora de uma escola alternativa, Preciosa vê a chance de mudar o rumo da sua trágica vida.





    6º) Ao Mestre, Com Carinho: Na periferia de Londres, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) começa a dar aula temporariamente, mas anseia ser recolocado no mercado, atuando na área em que é especializado. Enfrentando uma classe com alunos rebeldes, Mark começa tratá-los com respeito e igualdade ganhando, assim, a confiança da turma. Envolvido com a nova profissão, ele se vê numa encruzilhada quando é chamado de volta à Engenharia.





    5º) Um aluno brilhante, um dia, volta à escola onde estudou para lecionar inglês. No entanto, John Keating (Robin Williams) é mal visto pelos pais dos alunos por despertar o interesse pela poesia e pela contestação do que é imposto pela sociedade conservadora. A ideia central é incentivar que os jovens persistam em seus sonhos, não limitem e sejam sensatos. Infelizmente, levar a Sociedade dos Poetas Mortos adiante culmina em uma tragédia.





    4º) Escola da Vida: A chegada do Sr D (Ryan Reynolds) na Fallbrook Middle School abala a confiança do professor de biologia Matt Warner (David Paymer), que sonha em, assim como o pai, ganhar o prêmio de Professor do Ano. No entanto, Warner é rígido e o Sr D tem uma relação mais amigável com os alunos. Quando descobre o drama do novo professor, deixa a briga de lado e aprende com o Sr D como ser querido pelos alunos e, ao mesmo tempo, ser um bom professor.





    3º) Em Escritores da Liberdade, Hillary Swank é Erin Gruwell, uma professora que, recém transferida para uma escola da periferia, nos EUA, se depara com o abandono e o descaso por parte da diretoria, governo e dos próprios alunos. Ela, então, decide investir na educação cívica da turma e, para se aproximar deles, mergulha no mundo de seus gostos pessoais. O desafio de Erin é ensinar seus alunos a se respeitarem e descarregarem toda a tensão emocional que os atinge no cotidiano. Pra isso, enfrenta a burocracia e põe em risco seu casamento em troca de cumprir sua missão como professora.




    2º) Apesar de não ser um professor convencional, em Karate Kid - A Hora da Verdade, Miyagi é um mestre em karatê que aceita ensinar o que sabe sobre a arte marcial para o jovem Daniel Larusso (Ralph Macchio), perseguido por uma gangue de adolescentes. Só que as lições de Miyagi (Pat Morita) para Daniel vão além dos golpes para defesa pessoal, o mestre ensina o jovem valores sobre a vida: paciência, disciplina, equilíbrio, razão, respeito, dedicação e a política da não-violência.




    1º) Eugene Simonet (Kevin Spacey) é um professor de Estudos Sociais. Em A Corrente do Bem, ele desafia seus alunos a fazerem algo que dê bons resultados para o mundo. O jovem Trevor (Haley Joel Osment), então, cria um jogo no qual ajuda uma pessoa que terá de ajudar outras três, e assim por diante. A lição incentivada por Simonet acaba se voltando para ele e para a mãe de Trevor.