cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tragicomédia mexicana cai nas graças do público de Gramado

    Por Da Redação
    03/08/2000

    Dentro da famosa tradição dos povos latinos de transformar a tragédia em comicidade, o filme mexicano Santitos (Santinhos) conquistou os corações da platéia que lotou ontem à noite a sala de exibição do 28º. Festival de Gramado.
    A trama se inicia mostrando Esperanza, uma mulher que se recusa a acreditar que sua filha esteja morta. Afinal, foi o próprio São Judas Tadeu que lhe confidenciou que a menina na realidade estaria viva. Fazendo jus a seu nome, Esperanza inicia então uma heróica jornada pelo México e pelos Estados Unidos, na tentativa de localizar sua filha. E por incrível que pareça, este tema tão pesado e trágico foi transformado numa sarcástica comédia de costumes. A platéia adorou. Diferente da maioria dos filmes latinos em competição aqui em Gramado, Santitos vai, sim, entrar em cartaz no circuito comercial brasileiro.

    Quanto a Estorvo, o segundo longa-metragem da noite, o filme exigiu muito mais da atenção e da paciência da platéia. Baseado no já difícil livro de Chico Buarque de Hollanda, o filme de Ruy Guerra, como não poderia deixar de ser, também é bastante complexo e hermético. Um verdadeiro "tour de force" para quem ficou acordado até a uma da manhã de hoje, no Palácio dos Festivais.