A trajetória de Daniel San e Johnny Lawrence de Karatê Kid a Cobra Kai

Ralph Macchio e William Zabka voltaram aos papéis do filme dos anos 80 na série

22/09/2020 14h00 (Atualizado em 02/10/2020 14h56)

Por Alexandre Dias

Karatê Kid - A Hora Da Verdade é um clássico atemporal dos anos 80. Porém, é um filme que ficou muito marcado pela época e dificilmente se imaginava uma expansão daquela mitologia que não fosse nas sequências mais simples e segmentadas. 

Cobra Kai veio para mudar isso. A série da Netflix funciona como uma continuação direta do longa original da saga e retrata os seus dois protagonistas, Daniel Larusso (Ralph Macchio) e Johnny Lawrence (William Zabka), na vida adulta. 

Por mais distante que a nova produção possa parecer do filme em termos de estrutura, na verdade, é a mais próxima, pois retoma todos os conceitos estabelecidos na trama de 1984. Entenda: 

Karatê Kid e Cobra Kai

Na história de A Hora Da Verdade, o adolescente Daniel Larusso e sua mãe (Randee Heller) se mudam de Nova Jersey para o sul da Califórnia. O rapaz tem dificuldades de se ambientar em sua nova morada, até conhecer Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota com quem desenvolve uma relação amorosa. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence, e seus amigos começam a atormentá-lo. Quando é cercado pelo grupo, ele é salvo pelo mestre do karatê Miyagi (Pat Morita). Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar os ensinamentos da arte marcial para o jovem.

Mais de 30 anos depois, em Cobra Kai, Daniel e Johnny são homens de meia-idade, mas em posições completamente diferentes. O primeiro é um empresário bem-sucedido e com uma família - aparentemente - estruturada, enquanto o segundo tem os seus familiares distantes, não possui um emprego fixo e se vê como um fracassado sem propósito. Os caminhos deles se cruzam novamente quando Johnny passa a dar aulas de karatê para jovens que sofrem bullying. A sua filosofia desvirtuada de ensino é a mesma do seu antigo professor, John Kreese (Martin Kove, que aparece na série), por isso o nome da produção se refere à academia onde Lawrence treinou e agora reabriu. Daniel também se reconecta às artes marciais e ao que aprendeu com Miyagi. 

Daniel San

Chamado de Daniel San pelo seu mestre e mentor Sr. Myagi, Larusso sempre foi o mocinho deslocado, visto em muitos filmes dos anos 80, mas A Hora Da Verdade foi um pouco menos maniqueísta com ele em relação a outros personagens da época. Daniel não era tão tímido ou retraído, inclusive tinha os seus momentos explosivos. Para canalizar os seus sentimentos de forma harmônica, Myagi o acolheu ao ver que a situação do rapaz não o favorecia na nova morada. 

Ou seja: Larusso não era um herói incompreendido, apenas um adolescente como qualquer outro. Essa empatia que o longa de 1984 gerou na narrativa guiada pelas artes marciais foi recuperada em Cobra Kai ao inverter a posição dele mais uma vez; Daniel tem tudo e ao mesmo tempo está em um limbo vazio, que precisa sair recuperando a filosofia de Myagi. 

Entretanto, a alavanca para isso é o retorno de Johnny Lawrence à sua vida. Larusso se sente incomodado com o rival, afinal, eles se complementam e se repelem simultaneamente, como acontece com os bons adversários. Essa estratégia da série, como Barney Stinson (Neil Patrick Harris) previu em How I Met Your Mother, trouxe à tona um lado mais vilanesco de Larusso e um mais altruísta de Lawrence. 

Johnny Lawrence

Brincadeiras à parte de Stinson, Cobra Kai também não torna Lawrence um herói ao colocá-lo em primeiro plano. Sem coincidências, ele ensina os jovens do jeito que foi ensinado, de uma maneira dura. E novamente remetendo a A Hora Da Verdade, foi uma questão de momento e lugar certos, como ocorreu com Larusso, porque Johnny acaba encontrando adolescentes deslocados, não valentões como ele foi.

Esta consequência põe Lawrence em um bom caminho, pois há uma ótima troca de experiências entre a sua geração e a dos alunos. Sem falar que o reencontro com Daniel volta a despertar o seu jovem interior, de um modo muito ambíguo: a raiva pelo rival é uma herança da que tinha dos seus tempos de valentão, mas também um trauma causado pelo golpe da garça no fim do primeiro longa. Esse último caso gera a empatia tanto trabalhada no filme de 1984 de espectador-personagem. 

Cobra Kai caminha para a sua terceira temporada e se há algo que a série desconstruiu foi a ideia de Karatê Kid - A Hora Da Verdade ser uma história sobre adolescentes, pois qualquer um pode ser Daniel ou Johnny dependendo do momento da vida. São personagens realmente espetaculares. 

Veja o trailer de Cobra Kai:

 

Nesta matéria você leu sobre: Karatê Kid - A Hora Da Verdade.

Veja também: 

Cobra Kai é renovada para quarta temporada na Netflix

Karatê Kid: Entenda porque o filme é um marco na cultura pop

Karatê Kid: Veja como estão os atores do clássico hoje


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus