cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tropa de Elite causa polêmica

    Por Da Redação
    18/09/2007

    O longa-metragem do cineasta José Padilha (Ônibus 174), Tropa de Elite, está causando muito alvoroço no Rio de Janeiro. O filme, que tem previsão de estréia para 12 de outubro, já pode ser encontrado em cópias piratas no centro da cidade.

    O ator Alexandre Mofati, que interpreta o capitão Carvalho, prestou depoimento sobre o caso. Ele teria uma cópia do filme em sua casa. O ator afirmou que a cópia foi feita pelo amigo Marcelo Santos, funcionário da empresa de legendagem Drei Marc. Porém, Mofati afirmou que não havia intenção de obter lucro com a cópia, que teria sido feito como um presente.

    O nome de Mofati foi envolvido nos depoimentos dos técnicos de som que confessaram o crime de pirataria. Marcelo Santos será julgado e processado por violação de direitos autorais. Mesmo assim, Santos afirmou não ter envolvimento com a pirataria, apenas quis fazer uma surpresa ao amigo. Junto a ele, outros dois funcionários da empresa também serão julgados: William Correia Ferreira e Eduardo Cardoso.

    Enquanto o caso de pirataria não é resolvido, policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais) tentaram impedir a exibição do filme. Porém, depois de assistir a uma cópia pirata de Tropa de Elite, a juíza da 1ª Vara Cível do Rio, Flávia de Almeida Viveiros de Castro, negou o pedido feito pelos policiais.

    Eles alegam que o longa mancha a imagem da unidade, considerada a mais bem treinada da PM. A juíza entendeu que não existem ataques ao Bope ou à PM, mas sim críticas feitas ao sistema.

    Tropa de Elite terá sua primeira exibição para o público no Festival do Rio, que começa nesta sexta-feira (21), na capital carioca. Os ingressos para a sessão, que começaram a ser vendidos hoje (18), esgotaram em apenas uma hora. De acordo com a organização do Festival do Rio, a fila para a compra de ingressos começou por volta das 9h; as bilheterias abriram às 12h e, às 13h, mais de 300 senhas já tinham sido distribuídas. A grande procura pela primeira sessão de Tropa de Elite prova que a polêmica só alimentou a vontade dos cinéfilos cariocas de assistirem ao filme, ao mesmo tempo em que sua disponibilidade em bancas de camelô antes mesmo de sua finalização não fez com que o público perdesse o interesse pelo longa, uma vez que, de acordo com o próprio diretor, essa cópia pirata que pode ser obtida nas ruas cariocas não é a finalizada; o último corte foi feito para a versão que será exibida no Festival do Rio.

    Tropa de Elite é o primeiro longa-metragem de ficção do diretor José Padilha e mostra policiais torturando e matando desafetos. O elenco conta com Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Fernanda Machado, entre outros.