cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tropa de Elite e Nosso Lar dominam quase metade das salas brasileiras

    Por Heitor Augusto
    08/10/2010

    Uma justa reclamação corrente dos produtores brasileiros é o congestionamento das salas brasileiras quando dois blockbusters estrangeiros desembarcam juntos nos cinemas daqui. Durante o mês de outubro, a relação será invertida: Tropa de Elite 2 e Nosso Lar vão dominar cerca de 46% das salas brasileiras.

    Com distribuição independente [entenda como funciona], Tropa 2 estreia nesta sexta-feira (8/10) em 636 salas, de acordo com Marco Aurélio Marcondes, coordenador de lançamento do filme que traz Wagner Moura agora como Coronel Nascimento. Será a maior distribuição de um filme nacional.

    O lançamento é 3,7 vezes superior a Tropa de Elite, que chegou a 170 salas brasileiras em 5 de outubro de 2007. O sucesso do primeiro fim de semana – público de 177 mil pessoas em três dias – deu força para ampliar sua distribuição a 321 salas.

    Tropa de Elite 2 vai dividir espaço com Nosso Lar, terceira maior bilheteria de um filme nacional nos últimos 15 anos (R$ 31,4 milhões). Até a estreia da produção de José Padilha, o filme de temática espírita estava em 389 salas e, de acordo com a Fox, esse número não deve sofrer queda sensível.

    Ou seja, com Tropa 2 em 636 salas e tomando como base a distribuição da última semana do filme espírita, quase metade das 2.200 mil salas de cinema do Brasil será ocupada apenas por dois filmes – e nacionais.

    Só fica difícil afirmar que se trata da maior penetração da produção nacional na história do cinema brasileiro, já que o período das chanchadas, um dos mais populares, não tem números oficiais.