cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tropa de Elite reestréia essa semana nos cinemas

    Por Da Redação
    19/02/2008

    O filme Tropa de Elite voltará a ser exibido em 50 salas de cinemas do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília, a partir dessa sexta-feira (22), segundo o próprio diretor do longa, José Padilha.

    O retorno às salas é resultado do Urso de Ouro conquistado no último sábado (16), no 58º Festival de Cinema de Berlim.

    Padilha disse que não esperava levar o prêmio e, durante uma entrevista no Rio, chamou de "estúpida" a crítica negativa da revista americana Variety. que classificou Tropa de Elite como fascista e promotor da violência.

    "A crítica deles foi particularmente estúpida. Primeiro, porque o sujeito falou que o Brasil é um país de 10 milhões de habitantes. Aí, no parágrafo seguinte, diz que 11,5 milhões de brasileiros viram o filme. Ele não sabia contar", afirmou Padilha.

    O diretor acrescentou que, na Alemanha, não teve a sensação de que a crítica desaprovou o filme, ao contrário do que vinha sendo noticiado no Brasil, e notou que Tropa de Elite era o segundo melhor da competição, na avaliação da imprensa.

    Sobre o Oscar, Padilha descartou intenção de fazer com que o longa seja indicado em 2009, concorrendo nas diversas categorias, como foi feito com Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, em 2004. Ele disse que o longa não pode mais disputar como Melhor Filme Estrangeiro no próximo ano.

    "É muito difícil fazer isso, o filme estaria concorrendo com os americanos. A gente tem que entender o tamanho do que Cidade de Deus fez. É quase impossível fazer o que o Fernando conseguiu com o filme dele", completou.