cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Tubarão: Como a trilha fez do filme um clássico

    No Brasil, manteve recorde por mais de 20 anos, até a estreia de Titanic
    Por Daniel Reininger
    07/07/2021 - Atualizado há 19 dias

    A icônica trilha sonora de Tubarão, filme de 1975 de Steven Spielberg, transformou um bom filme de suspense em um ícone do cinema. Esse é o poder da trilha sonora!

    O longa se tornou um sucesso tão grande, que superou outros gigantes do cinema, como O Poderoso Chefão e no Brasil seu recorde só foi batido mais de 20 anos depois pelo lançamento de Titanic.

    Saiba mais sobre como esse filme se tornou o que é, por causa de uma composição bem pensada:

    Tubarão

    Para quem não sabe, Tubarão é baseado no livro homônimo de Peter Benchley, coautor do roteiro ao lado de um dos atores do filme, Carl Gottlieb.

    Na trama, um grande tubarão-branco ameaça banhistas nas praias da fictícia Amity Island, na Nova Inglaterra, levando o chefe de polícia local (Roy Scheider) a caçá-lo com a ajuda de um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e um caçador de tubarões profissional (Robert Shaw).

    Apesar da premissa simplória, as boas cenas de tensão amplificadas por uma trilha assustadora fizeram do filme algo único!

    Tanto que o longa pagou seus custos de produção em apenas duas semanas. Pouco mais de dois meses depois do lançamento, superou O Poderoso Chefão como o mais bem-sucedido nas bilheterias da América do Norte da época. O filme também entrou para a história por ser o primeiro superar a marca de 100 milhões de dólares em bilheterias norte-americanas.

    Em vários países do mundo o filme só foi lançado em dezembro de 1975. Seguindo o sucesso comercial alcançado nos Estados Unidos, o filme quebrou recordes em Singapura, Nova Zelândia, Japão, Espanha e México. 

    No Brasil, o filme chegou em 25 de dezembro de 1975 e conseguiu atrair mais de 13 milhões de pessoas nos cinemas brasileiros, tornando-se o filme mais visto no país até o lançamento de Titanic em 1997.

    A trilha

    A importância da música em qualquer filme é gigantesca, afinal, a trilha ajuda a narrativa a contar uma história.

    Em 1975, John Williams compôs a trilha sonora que garantiu ao músico um Oscar de Melhor Trilha Sonora Original. Anos depois, ainda foi considerada pelo American Film Institute a 6ª melhor trilha sonora da história do cinema.

    O tema principal é uma simples alternância de duas notas musicais que se tornou um clássico em filmes de suspense, um verdadeiro sinônimo de um perigo próximo. É, também, uma referência ao batimento cardíaco do tubarão.

    Williams descreveu o tema como "esmagando caminhos até você, como o tubarão faria, instintivo, implacável, imbatível". O tema foi performado pelo tubista Tommy Johnston. Quando questionado por Johnston porque a melodia havia sido composta em tom alto e não performada pela mais apropriada trompa, Williams respondeu que desejava um efeito "ameaçador".

    Há pouco tempo atrás, o músico André Abujamra exemplificou bem essa importância "Se você quer entender a importância de uma trilha sonora para um filme é só tirar a música. Esse é o fio condutor das cenas, que te transporta para dentro do filme sem você perceber", comentou ao Cineclick Abujamra, quando falava sobre o filme Bob Cuspe.

    E, com duas notas, Tubarão se transformou de um bom filme de suspense, em um marco do cinema. Parabéns a John Williams por isso.

    Continua após o anúncio

    Ouça e veja

    A trilha sonora você encontra no Spotify e o filme está nos seguintes streamins: Netflix, Amazon Prime Video, Telecine Play, Now, Oi Play, Claro Video, Google Play, Apple TV.

    Veja o trailer:

    Veja mais