cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Ainda não viu Wandavision? Explicamos tudo que você precisa para maratonar

    Cada reviravolta faz a internet vibrar e criar teorias sobre o futuro do MCU
    Por Daniel Reininger
    25/02/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A série de sucesso da Disney+, WandaVision, deu início à Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) e traz mudanças significativas. Cada reviravolta fez a internet vibrar e criar teorias sobre as muitas possibilidades que a trama cria para esse mundo. 

    Uma coisa é certa, o programa tem ligação com o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

    Enquanto isso não acontece, muita gente ainda não animou a começar a assistir por receio de não entender todas as referências. São tantas novidades que até o espectador mais ligado pode ficar confuso com alguns detalhes. 

    Bem, estamos aqui para ajudar com tudo o que você precisa saber sobre esses personagens a fim de entender o que diabos acontece na série. Mas cuidado com spoilers.

    Vamos começar, com um resumo simplificado da trama e com os filmes que podem ajudar a contextualizar Wandavision.

    Trama

    Em resumo, Wandavision se passa após Vingadores – Ultimato, em 2023. Wanda não lidou bem com a morte de seu amado, Visão, e criou uma realidade alternativa sobre uma pequena cidade, onde vivem felizes.

    Influenciada pela visão feliz dos seriados norte-americanos, que viu sua vida toda. Wanda reproduz elementos que viu na TV e, assim, acaba criando seu próprio show. As época mostradas nos programas reproduzidos são referências às fases do luto.

    Conforme ela se torna mais consciente do que criou, o mundo sofre alterações para se adequar à sua personalidade e vontades. Entretanto, ela não é a única capaz de influenciar essa nova realidade.

    Arte de WandavisionDivulgação
    Continua após o anúncio

    Filmes para ver

    Esses são os longas mais importantes, títulos que você precisa assistir a fim de entender bem a série:

    Filmes da Marvel Studios

    Capitã Marvel

    Embora não tenha a participação da Feiticeira, apresenta Monica Rambeau ainda criança, filha de Maria Rambeau, amiga da Capitã Marvel. Rambeau é uma das protagonistas da série e faz parte da equipe da S.W.O.R.D. encarregada de lidar com situação causada por Wanda na trama do programa de TV.

    Vingadores: Era de Utron

    Na trama, a Feiticeira Escarlate é apresentada como vilã, mas logo se junta aos Vingadores. Além disso, também descobrimos como Visão foi criado e vemos o início da relação dos dois.

    Capitão América: Guerra Civil

    Wanda erra numa ação dos Vingadores e acaba ajudando a criar a crise pelo registro dos super-humanos. Ela se culpa demais pelo que fez, mas não aceita ser registrada.

    Vingadores: Guerra Infinita

    Conhecemos melhor toda a trama das Joias do Infinito, vemos a magia do mundo da Marvel em ação, entendemos melhor o romance de Visão e Wanda e, por fim, sofremos com a morte de ambos.

    Vingadores – Ultimato

    Com a trama das Joias do Infinito finalizada, temos o retorno dos personagens afetados pelo estalo de Thanos, inclusive Monica Rambeau.

    Extras

    Além desses, vale assistir a Thor e Homem-Formiga a A Vespa. O primeiro apresenta Darcy Lewis (Kat Dennings). Graduada em ciências políticas, ela estagiou para a astrofísica Jane Foster (Natalie Portman). O segundo apresentou Randall Park ao MCU como Jimmy Woo, um agente do FBI e o peculiar oficial de condicional de Scott Lang (Paul Rudd).

    Arte de Vingadores: Guerra Infinita com todos os personagensReprodução

    Filmes dos X-Men

    X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

    No longa dos X-Men, conhecemos uma outra versão de Mercúrio (Evan Peters) e da Feiticeira Escarlate. Além disso, em uma brincadeira dos roteiristas de Wandavision, Evan Peters foi escalado como Mercúrio na série, substituindo Aaron Taylor-Johnson (Vingadores: Era de Utron). Não vou dar spoiler, mas vale a pergunta: Será que o novo Pietro é real?

    Vale lembrar que os filmes dos X-Men nada tem a ver com o universo dos Vingadores no cinema, afinal, os direitos de cada grupo estavam com estúdios diferentes até a compra da Fox pela Disney. Já nos quadrinhos, todos vivem no mesmo mundo.

    Cena de Evan Peters como Mercúrio em X-Men

    Continua após o anúncio

    Quem é Feiticeira Escarlate

    Nas histórias em quadrinhos (HQs), Mercúrio e Feiticeira Escarlate são mutantes e filhos de Magneto. Originalmente criada por Stan Lee e Jack Kirby para X-Men # 4, Wanda Maximoff viveu na europa até descobrir ser filha de Magneto, com quem lutou lado a lado como parte da Irmandade dos Mutantes, enfrentando os X-Men em várias oportunidades. 

    Mais tarde, foi recrutada pelos Vingadores e se apaixonou pelo humanoide sintético Visão, com quem se casou. Impossibilitados de terem filhos, Wanda alterou a realidade para dar a vida aos gêmeos Tommy e Billy, mas quando seu feitiço foi quebrado, os meninos foram eliminados da existência. 

    A perda dos meninos fez Wanda sofrer um colapso e ela acabou criando sua própria realidade na saga Dinastia M, onde os desejos de todos se tornaram realidade e transformou os mutantes na forma de vida dominante no planeta. A realidade como era antes foi restaurada eventualmente, mas não sem antes Wanda destruir 90% da população mutante, resultando em muitas mortes.

    Seu poder é imenso e ela já alterou a realidade diversas vezes nos quadrinhos.

    Feiticeira Escarlate e Visão nas HQsReprodução

    Feiticeira no MCU

    Embora seja cronologicamente ambientada após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, no ano 2023, a estética de WandaVision conduz o espectador por uma experiência imersiva e nostálgica em diversas décadas da história da TV. Mas não se engane, a trama se passa depois da morte de Tony Stark.

    Feiticeira Escarlate e Visão foram apresentados em Vingadores: Era De Ultron (2015). Diferente das HQs, ela é fruto de uma experiência genética da H.I.D.R.A., grupo secreto que visa dominar o mundo, e ele da mistura da inteligência artificial J.A.R.V.I.S. e da Joia da Mente.

    Maria Hill chegou a comentar as habilidades de Wanda Maximoff nos filmes: "O lance dela é Interface Neuroelétrica, Telecinese e Manipulação Mental." Hoje, sabemos que é magia.

    Em Era De Ultron, Visão salvou a Feiticeira. Eles se tornam companheiros dos Vingadores, amigos e logo iniciaram um romance, como nos quadrinhos. Nesse filme, o irmão de Wanda, Pietro, é morto.

    No MCU, Wanda se alia ao Capitão América, que se separou dos Vingadores oficiais. Ela e Visão, que ficou do lado de Stark, se encontram secretamente, como visto em Guerra Infinita. No entanto, o romance chega ao fim quando Thanos arranca a Pedra da Mente da cabeça de Visão e o mata.

    Feiticeira Escarlate é conhecida por ser tão poderosa que pode alterar a realidade de modos inesperados. Seus poderes se originam das Joias do Infinito e podem ser fortes o suficiente para transportá-la para várias realidades, criar sua própria ou remodelar, como vemos acontecer série.

    Cena da Feiticeira Escarlate no MCUReprodução
    Continua após o anúncio

    Quem é Monica Rambeau

    Uma das protagonistas da série é Monica Rambeau (Teyonah Parris). Nas HQs, ela nasceu em Nova Orleans, Louisiana, e é filha de Frank e Maria Rambeau. A vida de Monica mudou quando foi bombardeada com energias extradimensionais e ganhou o poder de converter seu corpo em energia. Na série, ganhou poderes ao atravessar o perímetro criado por Wanda.

    Batizada de Capitã Marvel nas HQs, Rambeau entrou para os Vingadores como um membro em treinamento. Anos depois, ela seria eleita líder da equipe. Ela auxiliou o Doutor Estranho e a Feiticeira Escarlate em diversas situações.

    Ela foi criada por Roger Stern e John Romita, Jr. e sua primeira aventura foi em Amazing Spider-Man Annual #16 (1982).

    Cena da Monica Rambeau em WandavisionReprodução

    S.W.O.R.D.

    Nas HQs, a sigla S.W.O.R.D. significa "Departamento de Observação e Resposta de Mundo Senciente". Já em WandaVision, houve uma pequena alteração no nome da agência, que ficou: "Divisão de Resposta de Observação de Arma Senciente".

    Assim como a S.H.I.E.L.D., a S.W.O.R.D. é uma agência de inteligência e antiterrorismo. A principal tarefa é proteger o mundo de ameaças extraterrestres. 

    A primeira aparição nos quadrinhos aconteceu na revista Astonishing X-Men vol. 3 #6, de 2004. A história foi escrita por Joss Whedon, diretor de Os Vingadores, de 2012.

    Quem é Agatha Harkness

    Pois é, tem magia em Wandavision! No sétimo episódio conhecemos a sua principal antagonista. Agnes, a vizinha enxerida de Wanda é, na verdade, Agatha Harkness, uma poderosa feiticeira responsável por influenciar a mente e a nova realidade de Wanda. 

    Criada por Jack Kirby e Stan Lee, a feiticeira fez sua estreia em Quarteto Fantastico #94 (1970) e não é exatamente uma vilã nos quadrinhos.

    Ela é uma bruxa centenária e uma das feiticeiras mais poderosas e talentosas do Universo Marvel. Ela é uma das mentoras de Wanda e ajudou a heroína a entender e dominar seus dons.

    Agatha foi uma das primeiras a descobrir que William e Thomas Maximoff, os filhos de Wanda, foram criados com fragmentos da alma de Mephisto, um ser terrível de outro plano. Quando as duas crianças deixaram de existir, ela teve que apagar a mente da Feiticeira Escarlate para que a heroína não fosse à loucura.

    Em WandaVision, descobrimos que Agnes está manipulando Wanda Maximoff. A personagem é interpretada por Kathryn Hahn, atriz conhecida por seus papéis por Parks & Recreation.

    Continua após o anúncio

    Consequências ao MCU

    Obviamente, os eventos de WandaVision mudam o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel. A atriz Elizabeth Olsen, por exemplo, já está confirmada no elenco de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. 

    Doutor Estranho 2 se passa depois dos eventos de Vingadores - Ultimato. Sabemos que Stephen Strange continua sua pesquisa sobre a Joia do Tempo. Mas um velho amigo se tornou um inimigo e procura destruir todos os magos da Terra e causa a libertação de um mal terrível. 

    O longa deve ser o equivalente ao filme dos Vingadores da Fase 4. Aparentemente, o multiverso terá um grande papel nessa nova linha narrativa do Marvel Studios e já sabemos que outras obras futuras, além de WandaVision, também lidarão com outros universos, como: Homem-Aranha 3 e a série do Loki.

    Essas histórias devem fazer os heróis MCU se unirem contra uma grande ameaça, que pode mudar o universo como conhecemos ainda mais.

    A série está inteira na Disney+.

    Trailer de Wandavision