cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Última chance para assistir a encontro com documentaristas

    Por Da Redação
    31/03/2001

    No próximo dia 3 acontece uma edição extra da série Encontros Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, na qual o diretor Francisco Cesar Filho debate com cineastas, videomakers e estudantes de Comunicação a produção de um gênero que ganhou autonomia no País a partir dos anos 90 - o documentário.

    A série Encontros Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo estreou em Salvador, em fevereiro, e já percorreu cidades como Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Recife, João Pessoa e Brasília. Faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo - Apoio à Produção Audiovisual, que recebe até 14 de abril inscrições para novos projetos de documentários. Desde 1998, o programa contemplou trabalhos tanto de realizadores veteranos, como Eduardo Coutinho e Vladimir Carvalho, quanto de estreantes, caso de Rodrigo Lorenzetti e Carla Gallo.

    Francisco Cesar Filho é documentarista premiado internacionalmente por obras como Rota ABC (prêmio especial do júri no Festival de Oberhausen, Alemanha) e Zona Leste Alerta (melhor documentário no Festival de Santiago, Chile). Integrante das comissões de seleção e de premiação de projetos na última edição do programa Rumos Itaú Cultural Cinema e Vídeo, Cesar Filho considera esses encontros "uma oportunidade não só de divulgar o programa aos interessados diretos, mas também de discutir a linguagem documental e o gênero como forma de expressão artística."

    No encontro, serão exibidos dois documentários: Bonfim-Lethen, episódio dirigido por Roberto Moreira para a série Viagens na Fronteira, e Tom Zé ou Quem Vai Detonar uma Dinamite na Cabeça do Século?, de Carla Gallo. O primeiro mostra aspectos da divisa do Brasil com a Guiana e o outro o processo criativo do músico Tom Zé.

    O evento acontece dia 3 de abril, a partir das 14h, na Sala Vermelha do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149, São Paulo), com entrada franca. Maiores informações pelo telefone (11) 238.1700 ou pelo site www.itaucultural.org.br