cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Veja dicas de famosos desenhos que viraram filmes

    Por Da Redação
    12/01/2008

    Janeiro é mês das férias e a criançada aproveita para fazer tudo o que os pais proíbem durante as aulas: brincar sem parar, dormir de montão e assistir à TV a tarde toda. E como as telinhas prendem a atenção dos pequeninos! O programa favorito? Desenho animado, claro.

    Passam os anos e, independente das novas animações como Dragonball Z e As Meninas Superpoderosas, ainda podemos nos deparar com clássicos como Pica-pau e Tom & Jerry. Para imortalizar alguns deles - ou para tirar a turma da frente da televisão - os cineastas não cansam de adaptá-los para as telonas. E isso sempre foi um grande desafio. Mas, tornando sucesso de bilheteria ou não, eles não desistem e cada vez mais podemos conferir os personagens que assistíamos na TV quando crianças, interpretados por astros e estrelas de Hollywood.

    Os primeiros filmes surgiram com uma mistura de personagens em live action e animação como no caso de Uma Cilada para Roger Habbit (1988). No filme, Roger Rabbit é um simpático coelho, astro dos desenhos animados, que contrata um detetive particular (Bob Hoskins) para vigiar sua esposa Jessica. Ele acaba descobrindo uma trama de assassinato, envolvendo o sinistro juiz Doom. Com sete indicações ao Oscar, o longa venceu nas categorias de Melhor Montagem, Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais, além de render US$ 330 milhões no mundo.

    Além de Roger Rabbit, podemos citar vários outros exemplos: Space Jam - O Jogo do Século (1996), protagonizado por Michael Jordan ao lado de personagens do Looney Tunes como Pernalonga, Frajola, Taz e Piu-piu; Scooby Doo (2002), dos desenhos de Hanna-Barbera, que foi criado em 1969 e é produzido até hoje; e o mais recente Alvin e os Esquilos (2007), baseado na série animada Os Pestinhas, da década de 80, que conta a história de um grupo musical de esquilos, formado pelo líder brincalhão Alvin, pelo alto e envergonhado Simon e pelo bochechudo Theodore, todos adotados pelo músico Dave Seville (Jason Lee).

    Com um grau a mais de ousadia estão as adaptações produzidas totalmente em live action, como Os Flinstones - O Filme (1994), que se passa na Idade da Pedra, criado nos anos 60. Foi o primeiro a ser exibido em horário nobre na TV americana e arrecadou US$ 342 milhões nos cinemas, dando fôlego para outro longa Os Flintstones em Viva Rock Las Vegas, em 2000. Outro bem-sucedido foi Inspetor Bugiganga (1999), desenho que estreou na TV americana em 1983 sobre um detetive que, depois de sofrer um acidente, é transformado numa espécie de robô.

    Alguns exemplos mais recentes são Vira-Lata (2007), desenho criado em 1964 pela Leonardo Produtions, famoso pela frase "Seu problema acabou! O Vira-Lata chegou!"; e o mais esperado do ano Speed Racer, desenho com corridas sempre repletas de capotadas espetaculares e golpes sujos dos participantes. O filme será protagonizado por Emile Hirsch (Alpha Dog). Uma curiosidade é que o macaquinho Zequinha, companheiro inseparável de seu irmão Gorducho, é um primata de verdade!

    E, para os marmanjos que sentem saudades de uma aventura, digamos, mais madura, uma boa notícia: Thundercats ganhará em breve sua versão nas telonas.

    Então, prepare a pipoca, segure sua ansiedade e aguarde essas e outras adaptações que estão por vir. A criança que existe em você agradece!