Veja os momentos mais engraçados de Jean-Claude Van Damme

O ator se tornou uma máquina de memes por suas falas e expressões

30/04/2020 16h30

Por Alexandre Dias

Jean-claude Van Damme é um ícone do cinema de ação, especialmente dos filmes de artes marciais dos anos 1980 e 1990. O ator ficou marcado pela sua habilidade no combate, mas como todo bom brucutu também nos ofereceu boas risadas nos seus projetos.

Van Damme é praticamente um meme vivo e abraçou isso muito antes da era da internet. Poses, falas e até mesmo ações em cenas inteiras já renderam bons momentos engraçados, por isso vamos elencar alguns deles e também indicar as plataformas de streaming que os filmes podem ser assistidos:

1 - Kickboxer: O Desafio do Dragão

Cena da dança de Kickboxer: O Desafio do Dragão

Uma das franquias mais famosas de artes marciais do ator, a estreia de Kickboxer traz momentos cômicos com Van Damme, principalmente porque o personagem dele, Kurt, ainda está aprendendo a lutar. No seu treinamento, há uma cena em que ele quebra uma árvore com chutes, o que por si só já seria engraçado. Porém, como se não bastasse, após o ato ele cai no chão gemendo de dor na sua perna.

Isso sem mencionar o auge de humor no longa, que ocorre quando o seu mestre o embebeda e ele começa a dançar muito animado em um bar. 

Onde assistir: Looke 

2 - O Grande Dragão Branco

Cena de O Grande Dragão Branco

Sem dúvida o longa mais conhecido do ator, que inspirou franquias como Mortal Kombat. Na trama, Van Damme interpreta um lutador que participa de um torneio clandestino. A inocência dele misturada à característica badass dos seus golpes cativam os espectadores, como quando ele explica a pronúncia de seu nome, Frank Dux, a outro personagem. 

Mas não há como competir como a luta final: o oponente de Van Damme joga algo parecido com sal nos olhos dele, o que faz Dux lutar sem enxergar. O grito dele quando percebe que está temporariamente sem visão sobrevive até hoje com memes e piadas. 

Onde assistir: Telecine Play

3 - A Colônia 

Cena de A Colônia, com Jean-Claude Van Damme


Double Team no título original ("Time Duplo" em tradução livre), o longa já entrega a atração cômica no seu nome: a parceria do personagem de Van Damme com o ex-jogador de basquete Dennis Rodman, um poço infindável de frases de efeito. 

Contudo, assim como em vários casos na carreira do ator, o verdadeiro riso vem no seu treinamento. Na trama, ele é um agente com o objetivo de acabar com a organização secreta, que o recrutou sem pedir permissão. Até o protagonista voltar à ativa, estava muito machucado e de bengala. No momento em que ele "acha" a sua determinação, o personagem solta a bengala imediatamente e começa a fazer um treino digno de um espião, inclusive levantando baldes com a força da perna. Típico de Van Damme! 

Onde assistir: Telecine Play

4 - Street Fighter - A Última Batalha

Cena de Street Fighter - A Última Batalha

A "famosa" adaptação do game clássico de luta tem Van Damme no papel do militar Guile e traz uma avalanche de cenas engraçadas, como o protagonista - e supostamente o herói "sério" da história - caindo em um esgoto. No entanto é no terceiro ato, em que ele luta com o vilão Bison (Raul Julia), que a comédia mora.

Primeiramente pela troca de ameaças bizarras entre os dois, alternando entre planos de câmera hilários, como o foco na tatuagem da bandeira dos Estados Unidos de Guile. Porém, o auge é quando finalmente o herói consegue derrotar o antagonista e diz: "Bison, você está fora do ar"; o motivo é o do vilão ter sido eletrocutado nos televisores aos quais ele fazia transmissões com discursos. 

Onde assistir: Google Play

5 - Soldado Universal 4 - Dia Do Julgamento

Cena de Soldado Universal 4

Outra franquia do ator, o quarto filme da saga é um dos melhores, especialmente pela adição de Scott Adkins ao elenco. No entanto, Luc Deveraux (Van Damme), o herói trazido à vida aprimorado no longa original, se torna um vilão com um exército de ciborgues! E essa aparição do ator rende uma série de frases de efeito "profundas", algo impossível de assistir sem alguns sorrisos. Uma delas é: "Não há fim. Sempre há outro, John [Adkins]"

Assim como em Street Fighter, o final também reserva o melhor momento hilário, que vem no visual de Van Damme. Além de já causar a surpresa por estar careca no filme, a maquiagem de guerra no seu personagem com metade do rosco pintado de branco e metade de preto é impagável, principalmente pela sua a feição séria o tempo todo.

Onde assistir: Globoplay

6 - Bem-Vindo À Selva

Cena de Bem-Vindo à Selva (2013)

A prova de que Van Damme é maravilhoso e sabe rir de si mesmo. A trama mostra ele como um guia "durão" que ajuda funcionários de uma empresa em férias na selva, mas a viagem não sai como esperada. 

A introdução de Storm, o seu personagem, tem ele apresentando slides sobre o que considera importante: "Trabalho em equipe, liderança e diversão", com direito a fotos dele portanto facas e só de bigode. Porém, não há como não sair marcado do longa pelo momento em que o protagonista é atacado por um tigre após dizer que não havia perigo por parte dos animais. 

Onde assistir: Amazon Prime Video

Veja também:

5 Motivos para ver Jean-Claude Van Johnson, com Van Damme

Amazon Prime: Saga Star Wars e Frozen 2 são destaques de maio


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus