cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Vem aí o cinema com cheiro. Mas não de mofo.

    Por Da Redação
    19/09/2001

    A idéia de usar odores que complementam imagens não é nova, pois já foram anunciados computadores e TVs capazes de produzir um cheiro correspondente à informação sendo exibida. E tal tecnologia agora visa se estender ao cinema.

    O grupo suíço Givaudan, que mexe com fragrâncias e sabores, trabalha em uma pesquisa neste sentido, sobre como o uso do olfato pode melhor a experiência de assistir a um filme. Segundo o coordenador das pesquisas, Georg Frater, os filmes poderão ter algumas cenas "aromatizadas", mas com um intervalo de cinco ou dez minutos entre uma e outra, para não incomodar.

    Os dispositivos que elaboram o cheiro deverão ser instalados nos braços das poltronas, trazendo cartuchos com substâncias químicas que são misturadas de acordo com o odor que se deseja produzir. E já há diversas fragrâncias à disposição dos diretores: florestas, pântanos, suor... ou o perfume que o personagem estiver usando. E a empresa diz também ter a tecnologia para que os cheiros desapareçam rapidamente da sala, para que um novo odor seja liberado com outra cena.