cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    VENEZA 2007: Saudosismo marca abertura

    Por Da Redação
    30/08/2007

    A abertura da 64ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que se realizou na noite desta quarta-feira (29/8), foi marcada pela exibição de Atonement, do diretor Joe Wright (Orgulho e Preconceito), com Keira Knightley. Antes do longa, houve a projeção de um curta-metragem, que contou a história dos 75 anos do festival, incluindo declarações de membros do júri. Um jantar de gala para 1.200 convidados finalizou as projeções.

    O curta-metragem foi montado por Antonello Sarno que, em 28 minutos, traça um panorama do festival desde o discurso de abertura do conde Volpi de Misurata, em 1932, até a última edição de 2006.

    Atonement é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e narra a história de amor entre a personagem vivida por Keira Knightley e um homem interpretado por James McAvoy (O Último Rei da Escócia). Segundo os organizadores, ele foi escolhido por representar novas tendências do cinema contemporâneo. Marco Müller, diretor do festival, comentou ser a primeira vez que a abertura de um festival é realizada por um filme de um jovem diretor, acrescentando que é uma produção superior a de muitos cineastas consagrados.

    Atonement é um dos 22 filmes da mostra competitiva do festival italiano, um dos mais tradicionais do cinema, que vai de 29 de agosto a 8 de setembro. A mostra será dirigida pelo quarto ano consecutivo por Marco Müller e organizada pela Fundação Bienal de Veneza, presidida por Davide Croff. Já o júri oficial é presidido pelo chinês Zhang Yimou, multipremiado em Veneza, e composto apenas por diretores, entre eles o mexicano Alejandro Gonzáles Iñárritu (Babel).

    A noite de abertura foi comandada pela cantora e atriz italiana Ambra Angiolini, considerada atriz revelação do ano pela estréia Saturno Contro, de Ferzan Ozpetek, com o qual ganhou todos os prêmios italianos de cinema mais importantes da temporada. Dentre eles David di Donatello e Nastro de Prata como Melhor Atriz Coadjuvante, Prêmio Ciak de Ouro como Melhor Atriz Revelação e Globo de Ouro da imprensa estrangeira como Melhor Estreante.