cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Veneza é filme melodramático de Miguel Falabella que você precisa conhecer

    Filme é um dos mais esperados do ano
    Por Daniel Reininger
    17/06/2021 - Atualizado há 4 meses

    Veneza, novo filme de Miguel Falabella, é uma obra sobre amor e sonhos. A estrela espanhola Carmen Maura, musa de Pedro Almodóvar, interpreta Gringa, cafetina cega obcecada pela ideia de conhecer a famosa “cidade flutuante” e reencontrar a grande paixão de sua vida.

    Filme para fazer chorar, o longa surpreende aqueles que ainda relacionam Falabella exclusivamente à comédia. 

    Para você conhecer melhor esse longa, o Cineclick divulga com exclusividade quatro pílula da produção. Veja os quatro abaixo:

    A história

    Trama

    A história é uma adaptação da peça "Venecia", do escritor argentino Jorge Accame, e foi gravada no Uruguai e na Itália. "Veneza é o filme da minha maturidade. Ele mostra a angústia de uma mulher que, na velhice e na cegueira, percebe que foi cruel com o único homem que a amou. É um filme intenso e desejo que seja visto, também, fora do Brasil", explicou Falabella após a exibição do longa no Festival de Gramado.

    Na trama, reencontrar o único homem que amou é o sonho de Gringa (Carmen Maura), dona de um bordel no interior do Brasil. Mesmo cega e muito doente, ela insiste em realizar seu último desejo: ir até Veneza para pedir perdão ao amante que abandonou décadas atrás.

    Para levá-la à cidade italiana, Tonho (Eduardo Moscovis), Rita (Dira Paes) e as outras moças que trabalham para Gringa idealizam um fantástico plano com a ajuda de uma trupe circense. Com isso, todos vão juntos até Veneza para ajudá-la a pedir perdão a ele.

    Falabella comentou o filme. “Veneza é o filme da minha maturidade. É um filme intenso e desejo que seja visto, também, fora do Brasil”, afirma.

    Carmen Maura

    Opinião

    Dramático, o filme traz uma história triste ao cinema em uma trama que lembra muito a obra do cineasta Pedro Almodóvar. Com muitos elementos dos palcos, o filme tem um charme teatral muito bem-vindo.

    O filme se destaca pela beleza estética e boas atuações, mas peca na forma como representa as mulheres, objetificadas na trama. Embora o filme tente vendê-las como mulheres fortes, não faz um bom trabalho em humanizá-las e apresentá-las além da profissão de prostitutas.

    Quando o filme se deixa levar pela imaginação e pelo lado lúdico, melhora bastante, principalmente quando os personagens chegam cidade do título. Dessa forma, o ato final realmente emociona e encanta. 

    Madalena

    Elenco e produção

    O longa conta tem roteiro e direção de Miguel Falabella (Sai De Baixo - O Filme) e produção de Júlio Uchoa (S.o.s Mulheres Ao Mar 2).

    O elenco conta com André Mattos, Caio Manhente, Camila Vives, Carmen Maura, Carol Castro, Carolina Virguez, Danielle Winits, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Georgina Barbarossa, Giovanni Venturini, Laura Lobo, Magno Bandarz, Maria Eduarda de Carvalho, Pia Manfroni, Roney Villela, Yuri Ribeiro.

    Veneza foi premiado com os Kikitos de melhor direção de arte (Tulé Peake) e melhor atriz coadjuvante (Carol Castro) no Festival de Gramado de 2019, com a Lente de Cristal de melhor roteiro (Miguel Falabella) no 23º Festival de Cinema Brasileiro de Miami (Inffinito Film Festival). 

    Além disso, recebeu quatro troféus no Los Angeles Brazilian Film Festival: melhor direção de fotografia (Gustavo Hadba), melhor ator (Eduardo Moscovis), ator coadjuvante (André Mattos) e atriz coadjuvante (Carol Castro).

    Rita

    Estreia

    Veneza já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. Veja o trailer:

    Veja mais