cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Verdades Secretas não merecia o retorno

    Novela da Globo foi estilizada — ainda mais — para chegar ao streaming com cara de "HBO"
    Por Da Redação
    06/11/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Em 2015, Verdades Secretas fez um estardalhaço na TV aberta. A novela de Walcyr Carrasco, além de se tornar a primeira trama 100% original da faixa das 23h da Rede Globo, ela foi uma das atrações mais aclamadas daquele ano. 

    Ao retratar o mundo da moda e oferecer um novo olhar para a prostituição de luxo, Verdades Secretas recebeu aclamação geral no Brasil pelas suas atuações, direção (de Mauro Mendonça Filho) e fotografia. Além disso, ela ganhou diversos prêmios, incluindo o Emmy Internacional de melhor telenovela. 

    O sucesso também catapultou a carreira de sua protagonista, Camila Queiroz, que viveu a angelical, mas perigosa, modelo Angel, que se envolve com Alex (vivido por Rodrigo Lombardi).

    Graças ao seu formato limitado, uma continuidade não ficou fora dos planos da Globo imediatamente. E em 2021, 6 anos após o término da primeira versão, a novela voltou. Mas, desta vez, diretamente para o streaming — tornando-se o primeiro título da emissora carioca exibido neste formado.

    Mas mesmo com todo o requinte, a versão está bem aquém do seu primeiro ano, nos fazendo questionar: deveria Verdades Secretas ter voltado para uma segunda temporada?

    A segunda temporada de Verdades Secretas

    Se passando seis anos após os eventos que concluíram a primeira temporada, Angel (Camila Queiroz), agora viúva, sem dinheiro e tendo que cuidar do seu filho doente, resolve voltar ao mundo da prostituição de luxo — o famigerado "book rosa".

    Enquanto isso, Giovanna (Agatha Moreira) está determinada a provar que Angel matou seu pai, o empresário Alex (Rodrigo Lombardi), pois, com o status da morte presumida do seu gerador, ela não consegue ter acesso à herança deixada por ele. Sendo assim, ela resolve contratar um investigador, Cristiano (Rômulo Estrela), para provar a culpa da angelical. O problema é que, aos poucos, Cristiano e Angel começam a se envolver. 

    Sem a presença de Marieta Severo, que viveu a cafetina/dona de agência Fanny, os negócios das passarelas (e dos quartos dos mais poderosos executivos) são deixados à Blanche (vivida por Maria de Medeiros, atriz de Pulp Fiction).

    Muita apelação e repetição

    A novela ainda segue o mesmo mote que a primeira versão: mostrar o mundo da prostituição de luxo como uma desculpa para desnudar o seu (lindo) elenco. Com a ida para o streaming, o visual da produção também ficou mais requintado, com uma "carinha de HBO".

    O problema é que todo o visual perde o glamour em pouco tempo. Isso por a trama ser extremamente repetitiva. Os personagens dão voltas e mais voltas e não param em lugar algum. Em poucos episódios, Giovanna (Agatha Moreira), por exemplo, consegue as provas que Angel assassinou seu pai apenas para perdê-las quando o investigador que ela contratou se apaixonada pela modelo. 

    Sem contar que toda a trama envolvendo o romance dos dois modelos é cheia de pieguismos e clichês, com direito até cena de sexo no banheiro — em uma tentativa clara de mostrar ousadia. Além disso, os novos personagens da novela não acrescentam em nada além de vergonha alheia. Há uma cena envolvendo Moreira e Rômulo Estrela, com o par tentando dançar sensualmente, que deve entrar no hall da emissora como "a maior vergonha alheia já exibida pelo canal".

    Tirando o núcleo principal, as repetições ainda são mais evidentes. Até uma modelo "drogada" tem vez na nova versão. Sabendo do sucesso que Grazi Massafera teve com a sua personagem Larissa — na qual a ex-global recebeu até indicação ao Emmy de melhor atriz, novamente, a novela nos apresenta outra modelo envolvida com drogas. 

    Os episódios mais picantes também parecem uma tentativa de simular dramas de prestígio da TV a cabo norte-americana, mas com um roteiro cheio de furos e desencanto, fica muito difícil se convencer que a produção mereceu essa nova leva de episódios.

    Trailer do segundo ano de Verdades Secretas

    Você pode conferir os episódios da nova temporada de Verdades Secretas pela Globoplay. 

    Leia também