Vida Alienígena em Vênus: Tema da ficção perto de virar realidade

Filmes sobre alienígenas têm sido uma fonte constante de admiração e estranheza ao longo da história do cinema

16/09/2020 09h00

Por Daniel Reininger

Tema recorrente da ficção, a descoberta de vida em outros planetas está perto de se tornar realidade com a nova descoberta científica: Um gás encontrado na atmosfera de Vênus pode indicar vida extraterrestre microbiana. Por isso, nessa matéria vamos fazer um paralelo entre a realidade e a ficção.

Afinal, filmes sobre alienígenas têm sido uma fonte constante de admiração e estranheza ao longo da história do cinema. Eles são nossa tentativa de imaginar formas de vida muito diferentes da nossa. Sem mencionar que os efeitos especiais dão vida a novos mundos e seres fantásticos, muitas vezes com tecnologia de ponta.

A Descoberta

Um grupo de cientistas publicou na revista científica Nature um artigo que aponta a descoberta do gás fosfina na atmosfera de Vênus, um gás que existe também na Terra, onde só é visto quando produzido por um ser vivo. "Isso pode apontar para a presença de vida nas nuvens do planeta", informou a líder do estudo, Jane Greaves, professora da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Vênus

Greaves procurava por essa molécula na atmosfera de Vênus desde 2016 por meio de dois telescópios, um no Havaí (EUA) e outro no Chile. Composta de fósforo e três hidrogênios, a molécula foi encontrada cerca de 50 km acima do solo de Vênus, região menos hostil do planeta.

Os organismos capazes de viver por lá seriam os organismos extremófilos, ou seja, capazes de lidar com ambientes extremos e, normalmente são bactérias, fungos e tardígrados. Eles existem também na Terra, em locais como fundo do oceano ou o reator de Chernobyl.

A busca por vida na ficção

A busca por vida extraterreste nos cinemas e TV é algo bastante explorado. A maioria dos filmes até pode ter invasões alienígenas massivas, como Independence Day e Guerra Dos Mundos, mas a verdade é que existem produções bastante realista sobre essa procura.

Um bom exemplo é Ad Astra - Rumo Às Estrelas, no qual uma expedição científica vai aos confins do sistema solar em busca de traços de vida e se torna tão obcecado pela descoberta, que decide nunca mais voltar. Na TV, a série The Expanse apresenta uma molécula alienígena que chega ao sistema solar. O que parecia objeto de estudo apenas, se mostra uma estrutura inteligente, capaz de aprender e evoluir. O curioso é que na série as moléculas alienígenas vão exatamente para o planeta Vênus para construírem um portal estelar.

Em filmes como Contato (1997) e 2001: Uma Odisseia No Espaço (1968) a descoberta de vida é ainda mais dramática. No filme dos anos 90, astrônomos capturam um sinal de rádio de outra civilização, que permite contato e, eventualmente, leva uma das cientistas até os alienígenas, que decidem que a humanidade não está pronta para se juntar à comunidade intergaláctica.

Em 2001: Uma Odisseia No Espaço, um monolito é encontrado na lua e uma expedição é enviada a Júpiter para encontrar um outro monolito na órbita do planeta gasoso. O contato com os extraterrestres acontece de maneira que a mente humana mal pode conceber o que realmente aconteceu. É um épico e uma das ficções científicas mais incríveis já feitas. 

Aliens de A Chegada

Sem falar em A Chegada, onde uma dúzia de naves em formatos de monólitos misteriosos chegam ao redor do planeta e a linguista Louise Banks (Amy Adams) e o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner) são recrutados pelos militares para fazer contato com os serem que vieram nesses transportes. Indicado a oito Oscars, é um filme sobre alienígenas para pessoas que não gostam de filmes do tipo.

Nada realista

Também existem os longas menos realistas, porém ainda interessantes, como Vida, no qual uma equipe de seis astronautas da Estação Espacial Internacional descobre sinais de vida inteligente em Marte, mas o ser encontrado é extremamente avançado e agressivo e coloca a humanidade em risco.

Inclusive essa linha lembra muito um dos filmes de encontro com vida extraterrestre mais importantes da história do cinema: Alien - O Oitavo Passageiro. Na trama, tripulantes de uma nave espacial são obrigados a desviar a rota para inspecionar um planeta. Lá encontram uma estranha plantação, de onde sai uma criatura que se agarra a Kane, um dos membros da equipe. De volta à nave, Kane parece ter se livrado da criatura, até que um alienígena sai de sua barriga, foge e começa a atacar humanos, espalhando morte e terror. Agora os tripulantes têm de enfrentar uma perigosa criatura assassina.

cena de Alien Convenant

Claro que outros filmes também mostram vidas alienígenas de forma mais exagerada, como Cloverfield - Monstro, Sinais, Distrito 9, Os Invasores De Corpos, Invasão Do Mundo: Batalha De Los Angeles, Cowboys & AliensMib - Homens De Preto, E.t. - O Extraterrestre, etc.

E, para finalizar, existem as obras que tratam os extraterrestres como coisa do dia a dia, como Star Wars e Star Trek, nos quais a convivência de humanos e aliens é absolutamente comum. Será que um dia chegaremos lá?

É fato que os pequenos pontos que iluminam o céu noturno despertaram a imaginação dos humanos por séculos. Quem e o que pode estar lá inspirou o pouso na lua, sondas e pesquisas científicas em busca, principalmente, de vida extraterreste. E a arte, especialmente o cinema, se beneficiou muito dessa vontade de descobrir o que está lá fora. É ótimo saber que estamos um passo mais perto da ficção se tornar realidade.


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus