cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Videobrasil anuncia títulos em competição

    Por Da Redação
    04/07/2007

    O 16º Festival Internacional de Arte Eletrônica Sesc Videobrasil, realizado na unidade provisória Sesc Avenida Paulista entre 30 de setembro a 25 de outubro, anunciou nesta terça-feira (3) os 67 títulos selecionados para a mostra competitiva Panoramas do Sul.

    As obras foram produzidas nos últimos dois anos por artistas de 17 países da América Latina, África, Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia e Oceania. O Brasil tem a participação mais numerosa, com 29 obras, seguido pela Argentina, com dez, Austrália e México, ambos com quatro obras selecionadas.

    A mostra Panoramas do Sul é dividida em três blocos: Estado da Arte, dedicado à produção de artistas consagrados; Investigações Contemporâneas, sobre processos de pesquisa; e Novos Vetores, reunindo artistas emergentes com no máximo 30 anos.

    O festival deste ano tem como tema as aproximações entre vídeo, cinema e artes visuais. Ocorrerá uma homenagem ao longa Limite (1930), filme de Mario Peixoto que marca o nascimento do cinema experimental no Brasil, e as participações de convidados, como o cineasta britânico Peter Greenaway (O Livro de Cabeceira), o artista alemão Marcel Odenbach, um dos diretores expoentes do cinema underground americano Kenneth Anger (Scorpio Rising) e os brasileiros Arthur Omar, Edgard Navarro e Carlos Adriano.

    A seção competitiva inclui, entre outras, obras dos brasileiros Eustáquio Neves, Lucas Bambozzi, Wagner Morales, Eduardo Climachauska, Marco Del Fiol, Maurício Dias e Walter Riedweg, Cao Guimarães, Caetano Dias, Louise Ganz, Giselle Beiguelman, Marcellvs L. e Gustavo Rosa de Moura.