cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Viúva Negra, a violenta história da heroína que se sacrificou para salvar o universo

    A novo filme da Viúva Negra será lançado em julho
    Por Da Redação
    30/03/2021 - Atualizado há 19 dias

    Em Vingadores: Ultimato, Natasha Romanoff, interpretada por Scarlett Johansson, deu a própria vida em troca da joia da alma. Embora tenha sido um ato heroico para desfazer os planos de Thanos e trazer metade de toda a vida do universo de volta, a morte da personagem deixou muitos fãs irritados, visto que a Marvel já havia prometido um filme da Viúva Negra.

    A Disney finalmente deu um passo definitivo em relação ao lançamento do filme, que deve trazer mais detalhes sobre a origem da Viúva Negra. O longa, que vem sendo adiado desde 2020 por causa da pandemia, finalmente teve a data oficial de estreia divulgada: 08 de julho de 2021, simultaneamente na plataforma de streaming Disney+ e nos cinemas.

    Saiba melhor quem é a Viúva Negra das HQs e se prepare para o filme que será lançado dentro de alguns meses!

    A violenta origem da Viúva Negra

    Nascida em Stalingrado, na até então União Soviética, em 1928, Natasha Romanoff teve a infância interrompida quando o Partido Nazista ateou fogo no prédio em que ela morava com a sua família. Para salvar a vida da filha, a mãe de Natasha a atirou pela janela do edifício em chamas, morrendo logo na sequência e deixando Romanoff órfã.

    Ivan Pietrovitch, um soldado russo e membro da Sala Vermelha — uma iniciativa da União Soviética para produzir os melhores espiões do mundo —, acabou resgatando Natasha e a criando como filha adotiva. Pietrovitch foi o primeiro tutor de Romanoff e responsável por pela iniciação da futura agente no grupo secreto, ainda em sua adolescência

    Junto com outras 28 meninas órfãs, Natasha recebe um rigoroso treinamento e passa por uma série de experimentos científicos sádicos do governo para aprimorar as suas habilidades, o que acaba a deixando estéril, conforme a própria heroína conta em Vingadores: Era de Ultron, lançado em 2015. Anos depois, Natasha é recrutada pela principal organização de serviços ultrassecretos da União Soviética, KGB, onde completa o seu treinamento e se torna uma das agentes mais mortais do mundo.

    A ligação com Wolverine, Capitão América e o Soldado Invernal

    Em um dos arcos da história da Viúva Negra, Natasha Romanoff é sequestrada pelo Tentáculo, uma organização criminosa do Japão fortemente envolvida com atividades mercenárias. Posteriormente, Romanoff acaba sendo resgatada por Logan (antes de vir a se tornar o Wolverine) e pelo Capitão América.

    Bucky Barnes, o Soldado Invernal, foi um dos mentores de Romanoff na Sala Vermelha durante a Guerra Fria. Assim como Steve Rogers, a Viúva Negra passou por diversos experimentos científicos ao longo dos anos, fazendo com que ela tivesse as suas habilidades aprimoradas e não envelhecesse.

    Natasha era uma vilã do Homem de Ferro em suas primeiras aparições nas HQs

    Criada pelo lendário Stan Lee, por Don Heck e Don Rico, a primeira vez que a Viúva Negra teve uma aparição no Universo Marvel nas HQs foi na 52° edição da série Tales of Suspense, em 1964. Na história, a espiã Natasha Romanoff era uma vilã do Homem de Ferro.

    No entanto, após a dissolução da União Soviética, o governo russo começou a eliminar os agentes secretos formados pela iniciativa Sala Vermelha, como uma medida para “apagar” os erros do passado, o que fez com que Natasha acabasse fugindo para os Estados Unidos, onde, anos depois, acabou se tornando uma agente da SHIELD e um dos mais importantes membros dos Vingadores.

    Viúva Negra - DivulgaçãoReprodução
    Continua após o anúncio

    A derrota pelo Homem de Ferro e a amizade com o Gavião Arqueiro

    Na série Tales of Suspense, a URSS envia Natasha Romanoff e mais um agente secreto super habilidoso para assassinar o cientista Anton Vanko, também vilão do Homem de Ferro, conhecido como Chicote Negro. Na tentativa de impedir o assassinato, o Homem de Ferro confronta os agentes, mas um deles acaba morrendo e Natasha fugindo.


    A Viúva Negra só viria aparecer nos quadrinhos novamente anos depois na edição de número 57 de Tales of Suspense, desta vez sendo uma aliada do Gavião Arqueiro, na primeira aparição do personagem nas HQs, antes de ser um herói. O Homem de Ferro consegue não somente impedir os planos da dupla de vilões, como também o Gavião Arqueiro acaba desistindo da vida de crime e se torna um herói.

    Antes de se tornar agente da SHIELD Natasha teve a sua própria HQ

    Em 1970, a personagem finalmente passa por uma repaginada em seu visual e ganha o famoso collant preto e o cabelo ruivo que o público que só conhece a Viúva Negra nas telas está acostumado. Ela estreou na HQ do Homem Aranha, desenhada por John Romita (criador do novo design), Amazing Spider-Man #86.

    O novo visual trouxe mais personalidade e deu visibilidade para a Viúva Negra, fazendo com que ela ganhasse a sua própria HQ na série de quadrinhos Amazing Adventures, em parceria com os “Inumanos”. Romanoff chegou a ter oito edições publicadas, mas a personagem não emplacou e acabou sendo recolocada na HQ do Demolidor.

    Então, finalmente, na edição #111 de Avengers, em 1973, a Viúva Negra passou a integrar as histórias dos Vingadores como um membro fixo, mas apenas em 1980 é que Romanoff se tornou uma agente da SHIELD.

    Acontecimentos após Vingadores: Ultimato

    No último filme dos Vingadores, a nossa querida heroína acabou se sacrificando em Vormir, onde a Joia da Alma estava sendo protegida pelo Caveira Vermelha. O acontecimento acabou limitando as possibilidades de que pudéssemos ver uma história da Viúva Negra nas telonas que se passasse após o “Blip”, o estalar da Manopla do Infinito que desfez os atos de Thanos e pontapé inicial da quarta fase da Marvel nos cinemas.

    Contudo, a Disney vem mostrando por meio de suas séries como WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal que diversas linhas do tempo podem ser criadas — conforme apresentado pela Anciã (Tilda Swinton) a Bruce Banner, em Vingadores: Guerra Infinita — dando início a uma imensidão de histórias e possibilidades, que felizmente teremos o prazer de acompanhar nos próximos anos.

    Quais são as suas expectativas para o filme da Viúva Negra? Acredita que a Disney deve abordar os acontecimentos anteriores ao Blip ou desenvolverá um novo arco apenas para narrar a história de Natasha Romanoff? Compartilhe a sua opinião com a gente deixando um comentário em nossas redes sociais!

    Veja também: